12 de fev 2025
China avança na corrida espacial com lançamento do foguete Longa Marcha 8A
O foguete Longa Marcha 8A foi lançado com sucesso, transportando satélites. A China busca competir com a Starlink, que possui 7 mil satélites em órbita. O novo foguete é 200 kg mais leve, aumentando sua capacidade de carga. O lançamento é parte de um plano maior para implantar uma rede de internet via satélite. A China intensifica investimentos no setor aeroespacial, ampliando sua presença no espaço.
CHEFÃO Elon Musk, que comprou o Twitter por 44 bilhões de dólares, em outubro de 2022 (Foto: Nathan Laine/Bloomberg/Getty Images)
Ouvir a notícia:
China avança na corrida espacial com lançamento do foguete Longa Marcha 8A
Ouvir a notícia
China avança na corrida espacial com lançamento do foguete Longa Marcha 8A - China avança na corrida espacial com lançamento do foguete Longa Marcha 8A
A China avançou significativamente na exploração espacial com o lançamento do foguete de carga Longa Marcha 8A nesta quarta-feira, 12. Com capacidade para transportar até sete toneladas, o foguete decolou do Campo de Lançamento Espacial de Wenchang, na província de Hainan, levando um grupo de satélites de órbita baixa da Terra. Este movimento é parte da estratégia chinesa para competir com a Starlink, de Elon Musk, que atualmente opera com cerca de sete mil satélites em órbita.
O Longa Marcha 8A apresenta uma inovação notável ao integrar componentes que antes eram separados, como suporte do satélite e módulo de instrumentos, em um único módulo multifuncional. Essa mudança resultou em uma redução de 200 kg no peso do foguete, aumentando sua eficiência no transporte de satélites. A China planeja realizar uma série de lançamentos ao longo do ano, reforçando seu compromisso com o setor aeroespacial e a expansão de sua rede de comunicação e vigilância.
Nos últimos anos, o país tem investido em uma nova geração de foguetes, incluindo os modelos Longa Marcha 5, 6, 7 e 11, ampliando sua capacidade de acesso ao espaço. O lançamento do Longa Marcha 8A foi a 559ª missão da família de foguetes Longa Marcha e marca o segundo grupo de satélites destinado a formar uma constelação de internet.
Embora a China tenha avançado, ainda enfrenta desafios para alcançar a velocidade de implantação de constelações de satélites em comparação com a SpaceX. A China está desenvolvendo várias redes de satélites, mas mantém discrição sobre esses projetos. A competição no setor de internet via satélite está se intensificando, com empresas como a Amazon também planejando lançar sua própria rede de satélites, chamada Projeto Kuiper, ainda este ano.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.