22 de mai 2025
Aplicativos locais ajudam palestinos a navegar por barreiras em estradas da Cisjordânia
Moradores da Cisjordânia criam aplicativos para contornar barreiras israelenses, oferecendo rotas seguras e informações essenciais para a mobilidade.
Foto do local onde o casal desaparecido foi visto pela última vez (Foto: Arquivo pessoal)
Ouvir a notícia:
Aplicativos locais ajudam palestinos a navegar por barreiras em estradas da Cisjordânia
Ouvir a notícia
Aplicativos locais ajudam palestinos a navegar por barreiras em estradas da Cisjordânia - Aplicativos locais ajudam palestinos a navegar por barreiras em estradas da Cisjordânia
Moradores da Cisjordânia estão criando aplicativos como Doroob Navigator, Azhmeh e Qalandiya para ajudar na mobilidade em uma região marcada por barreiras e postos de controle israelenses. Esses serviços visam informar sobre obstáculos e oferecer rotas mais seguras, suprindo a falta de dados em plataformas tradicionais.
A situação na Cisjordânia dificulta o acesso dos palestinos ao trabalho e à educação. Os aplicativos desenvolvidos localmente têm se mostrado essenciais para motoristas e moradores, que enfrentam desafios diários em suas rotinas. Azhmeh, por exemplo, significa "engarrafamento" em árabe e é um dos recursos utilizados para otimizar o trânsito na área.
Essas inovações surgem em resposta à necessidade de informações precisas e atualizadas. Os aplicativos não apenas indicam rotas, mas também alertam sobre possíveis atrasos e bloqueios, permitindo que os usuários planejem melhor seus deslocamentos. A iniciativa reflete a criatividade e resiliência da população local diante das dificuldades impostas pela situação política e social da região.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.