29 de out 2024
Universidade de Inteligência Artificial promove inovação inclusiva em Abu Dhabi
A Mohammed bin Zayed University of Artificial Intelligence (MBZUAI) se destaca em Abu Dhabi. A universidade foca em desenvolver modelos de linguagem para diversas comunidades. Pesquisadores da MBZUAI superam modelos populares em desempenho para árabe e hindi. A instituição promove inclusão na educação em IA, atraindo talentos globais. Projetos visam expandir a IA para culturas diversas, preservando a diversidade linguística.
Para tornar a IA acessível a todos e treinar a próxima geração de líderes em IA, mais centros acadêmicos precisam ser criados, dedicados à pesquisa e desenvolvimento colaborativos. (Foto: Reprodução/@MIT)
Ouvir a notícia:
Universidade de Inteligência Artificial promove inovação inclusiva em Abu Dhabi
Ouvir a notícia
Universidade de Inteligência Artificial promove inovação inclusiva em Abu Dhabi - Universidade de Inteligência Artificial promove inovação inclusiva em Abu Dhabi
Nos últimos anos, a educação em inteligência artificial (IA) ganhou destaque, especialmente com a criação da Mohammed bin Zayed University of Artificial Intelligence (MBZUAI) em Abu Dhabi. O professor que decidiu deixar a Universidade de Melbourne para se juntar à MBZUAI enfatiza a importância de formar uma nova geração de inovadores em IA de forma inclusiva, buscando compartilhar os benefícios dessa tecnologia globalmente. A concentração de inovações em países como Estados Unidos, Reino Unido, França, Canadá e China gera uma disparidade significativa, especialmente em relação a idiomas menos representados em modelos de linguagem.
Estudos mostram que muitos modelos de linguagem, como o LLaMA 2, apresentam desempenho inferior em idiomas como árabe e hindi, em comparação ao inglês. Por exemplo, o LLaMA 2 tem um desempenho até 50% melhor em inglês do que em árabe. Em contrapartida, o modelo Jais, desenvolvido pela MBZUAI, supera o LLaMA 2 em árabe e é comparável ao modelo da Meta em inglês. Essa situação evidencia a necessidade de instituições que invistam na criação de ferramentas para as diversas comunidades linguísticas ao redor do mundo.
A MBZUAI busca se tornar um novo centro de inovação em IA, semelhante ao que Stanford fez na Califórnia. A universidade atraiu pesquisadores renomados de várias partes do mundo, promovendo um ambiente interdisciplinar que abrange áreas como robótica, processamento de linguagem natural (NLP) e visão computacional. Além disso, a MBZUAI colabora com empresas locais, como a G42, para desenvolver modelos de linguagem focados em árabe e hindi, além de iniciativas que visam democratizar o acesso a modelos de IA.
Com uma comunidade estudantil de mais de 50 países, a MBZUAI se destaca por sua missão de promover a diversidade cultural na tecnologia. Projetos recentes incluem a criação de um conjunto de dados para avaliar modelos de linguagem visual em diferentes contextos culturais e o desenvolvimento de modelos para idiomas turcos. Essas iniciativas são essenciais para garantir que a IA beneficie a todos, respeitando e preservando a diversidade cultural global. A MBZUAI se posiciona, assim, como uma força motriz na inovação em IA, com o objetivo de criar tecnologias inclusivas para as diversas línguas e culturas do mundo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.