28 de abr 2025
Estados Unidos devem intensificar investimentos em pesquisa de computação quântica
Os EUA precisam intensificar investimentos em computação quântica para não perderem a liderança para a China, alerta Brad Smith, da Microsoft.
Microsoft President Brad Smith fala durante a cerimônia de assinatura do acordo de cooperação entre o Ministério da Defesa da Polônia e a Microsoft, em Varsóvia, Polônia, em 17 de fevereiro de 2025. (Foto: Kacper Pempel/Reuters)
Ouvir a notícia:
Estados Unidos devem intensificar investimentos em pesquisa de computação quântica
Ouvir a notícia
Estados Unidos devem intensificar investimentos em pesquisa de computação quântica - Estados Unidos devem intensificar investimentos em pesquisa de computação quântica
A corrida pela computação quântica está se intensificando, e o presidente da Microsoft, Brad Smith, alertou que os Estados Unidos precisam priorizar o financiamento para pesquisa nessa área. Em um comunicado, ele enfatizou que o país não pode se dar ao luxo de ficar atrás da China, pois isso poderia comprometer a segurança nacional e a competitividade econômica.
Smith destacou que, embora muitos acreditem que os EUA ainda lideram, não se pode descartar a possibilidade de uma "surpresa estratégica". Ele pediu ao governo do ex-presidente Donald Trump que aumente os investimentos em pesquisa quântica, renove a Lei da Iniciativa Quântica Nacional e amplie programas de teste de computadores quânticos pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA).
O executivo também solicitou que a Casa Branca amplie a formação de profissionais qualificados em matemática e ciências, acelere a imigração de doutores com habilidades quânticas e que o governo adquira mais componentes relacionados à computação quântica para fortalecer a cadeia de suprimentos dos EUA.
Embora a Microsoft não tenha detalhado como a superação da China em tecnologia quântica poderia ameaçar a segurança nacional, um oficial da Agência de Segurança Nacional (NSA) mencionou que um evento inesperado, como a construção de um computador quântico pela China, poderia comprometer a privacidade de transações financeiras e revelar segredos sobre sistemas de armas nucleares dos EUA.
Recentemente, a Microsoft anunciou seu novo chip quântico, chamado Majorana, que possui oito qubits. A empresa visa desenvolver um chip comercialmente viável com pelo menos um milhão de qubits. A expectativa é que computadores quânticos possam resolver problemas complexos, como simulações químicas, mas muitos especialistas acreditam que isso pode levar décadas para se concretizar.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.