Tecnologia

Quantum computing avança em aplicações práticas, prometendo revoluções em setores como saúde e logística

D Wave demonstrou supremacia quântica em simulações de materiais magnéticos. Empresas como Mastercard e NTT Docomo já utilizam a tecnologia da D Wave. A computação quântica pode resolver problemas impossíveis para supercomputadores. A tecnologia de annealing da D Wave oferece valor comercial imediato. Avanços quânticos podem revolucionar indústrias como medicina e farmacêutica.

Sundar Pichai com um dos computadores quânticos do Google no laboratório de Santa Barbara, Califórnia, em outubro de 2019. (Foto: Handout / Reuters)

Sundar Pichai com um dos computadores quânticos do Google no laboratório de Santa Barbara, Califórnia, em outubro de 2019. (Foto: Handout / Reuters)

Ouvir a notícia

Quantum computing avança em aplicações práticas, prometendo revoluções em setores como saúde e logística - Quantum computing avança em aplicações práticas, prometendo revoluções em setores como saúde e logística

0:000:00

O campo da computação quântica avança rapidamente, com empresas como Google e IBM focadas em modelos de portas quânticas. Recentemente, a D-Wave anunciou a demonstração de supremacia quântica ao otimizar simulações de materiais magnéticos, um feito que já beneficia empresas como Mastercard e NTT Docomo. A D-Wave utiliza a tecnologia de annealing quântico, que, embora ainda em desenvolvimento, já oferece valor comercial imediato, ao contrário dos modelos de portas quânticas.

Mandy Birch, CEO da TreQ, destacou que a tecnologia de annealing é uma abordagem heurística que pode melhorar a eficiência operacional em comparação com sistemas clássicos. Charina Chou, COO da Google Quantum AI, enfatizou que os computadores quânticos podem resolver problemas que são impossíveis para a inteligência artificial ou supercomputadores, referindo-se ao conceito de quantum supremacy. A D-Wave, por exemplo, conseguiu realizar simulações que levariam quase um milhão de anos em um supercomputador clássico em apenas alguns minutos.

Alan Baratz, CEO da D-Wave, afirmou que a tecnologia pode revolucionar áreas como a medicina, permitindo diagnósticos mais precisos por meio de sensores magnéticos. A empresa já está em operação comercial, com receitas de R$ 1,9 milhão no último trimestre, e está sendo utilizada por empresas para otimizar operações, como a programação de equipes na Patterson Food Group.

Birch também mencionou o potencial da computação quântica na indústria farmacêutica, onde simulações em nível molecular podem acelerar o processo de descoberta de medicamentos. Apesar das preocupações sobre o uso da tecnologia, ela ressaltou que a tecnologia em si é neutra, dependendo de como é aplicada. A otimização de processos logísticos, como a redução de custos operacionais em empresas de transporte, já está sendo implementada com sucesso.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela