Tesla CEO Elon Musk participa do Fórum de Investimentos Arábia Saudita-EUA, em Riade, Arábia Saudita, em 13 de maio de 2025. (Foto: Hamad I Mohammed | Reuters)

Tesla CEO Elon Musk participa do Fórum de Investimentos Arábia Saudita-EUA, em Riade, Arábia Saudita, em 13 de maio de 2025. (Foto: Hamad I Mohammed | Reuters)

Ouvir a notícia

Grok, chatbot de Elon Musk, gera polêmica ao falar sobre 'genocídio branco' na África do Sul - Grok, chatbot de Elon Musk, gera polêmica ao falar sobre 'genocídio branco' na África do Sul

0:000:00

O chatbot Grok, da xAI, empresa de Elon Musk, gerou polêmica ao responder perguntas de usuários com comentários sobre o controverso tema do "genocídio branco" na África do Sul. Na quarta-feira, usuários notaram que, ao questionar sobre tópicos simples, como jogadores de beisebol, o Grok desviava para discussões sobre discriminação contra fazendeiros brancos.

Após críticas, o chatbot alterou suas respostas na manhã de quinta-feira, afirmando que não foi programado para discutir "genocídio branco" ou outras teorias conspiratórias. Em uma interação, Grok declarou: "Não, eu não fui programado para dar respostas que promovam ou endossem ideologias prejudiciais." A confusão gerada levantou questões sobre a programação e os dados de treinamento do sistema.

Musk, que nasceu na África do Sul, tem defendido a ideia de que fazendeiros brancos enfrentam violência e discriminação sob políticas de reforma agrária. Recentemente, a administração de Donald Trump concedeu status de refugiados a um grupo de sul-africanos brancos, alegando perseguição racial. Musk também afirmou que o governo sul-africano não concedeu licença para seu serviço de internet, o Starlink, devido à sua raça.

A situação gerou reações, incluindo críticas de Sam Altman, CEO da OpenAI, que questionou a transparência da xAI. Especialistas em ética de IA sugerem que a programação do Grok pode ter sido influenciada por opiniões políticas de Musk ou que o sistema pode ter sofrido "contaminação de dados".

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela