18 de mai 2025
Goiás aprova lei inovadora para regular inteligência artificial e impulsionar competitividade
Goiás se destaca ao aprovar a primeira lei de inteligência artificial do Brasil, promovendo inovação e regulação focada no desenvolvimento local.
Campus da UFG (Universidade Federal de Goiás) (Foto: Carlos A. Siqueira/Secom UFG)
Ouvir a notícia:
Goiás aprova lei inovadora para regular inteligência artificial e impulsionar competitividade
Ouvir a notícia
Goiás aprova lei inovadora para regular inteligência artificial e impulsionar competitividade - Goiás aprova lei inovadora para regular inteligência artificial e impulsionar competitividade
Na semana passada, Goiás aprovou a primeira lei de inteligência artificial do Brasil, com o objetivo de regular a tecnologia e fomentar a competitividade do país. A legislação busca evitar que o Brasil se torne apenas um consumidor de inteligência artificial, propondo um modelo original que considera as capacidades locais.
A nova lei prioriza modelos de código aberto, visando retomar a liderança do Brasil em software livre. Além disso, a legislação cria incentivos para a instalação de data centers no estado, utilizando energia renovável, com destaque para o biometano, produzido a partir de resíduos agrícolas.
Educação e Capacitação
Outro ponto importante da lei é a inclusão da inteligência artificial no currículo escolar, semelhante a iniciativas recentes nos Estados Unidos. A legislação também estabelece parcerias com o sistema S (Sesi, Senac, Senai) para capacitar profissionais e setores da indústria no uso da tecnologia.
A regulação da inteligência artificial será feita de forma supervisionada, permitindo o uso da tecnologia com auditabilidade e direitos de revisão humana. A lei também aborda o uso de agentes autônomos, promovendo seu desenvolvimento seguro.
Consulta Pública e Desenvolvimento
O processo de elaboração da lei foi baseado em uma consulta pública realizada pela Abranet e pelo ITS Rio, que incluiu contribuições online e eventos como hackathons. O estado de Goiás já era considerado um polo de inteligência artificial, com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG) liderando projetos em todo o Brasil.
Com essa iniciativa, Goiás se destaca como um modelo a ser seguido, promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento da inteligência artificial e à inovação no país.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.