02 de jul 2025

Inteligência artificial simula pensamento humano após análise de 160 estudos psicológicos
Sistema de IA Centaur revoluciona a previsão de decisões humanas, superando modelos tradicionais e acelerando pesquisas em psicologia.

Pesquisadores desenvolveram uma ferramenta de IA que simula a tomada de decisão humana em uma variedade de tarefas. (Foto: Jezperklauzen/Getty)
Ouvir a notícia:
Inteligência artificial simula pensamento humano após análise de 160 estudos psicológicos
Ouvir a notícia
Inteligência artificial simula pensamento humano após análise de 160 estudos psicológicos - Inteligência artificial simula pensamento humano após análise de 160 estudos psicológicos
Pesquisadores desenvolveram um novo sistema de inteligência artificial (IA) chamado Centaur, que prevê decisões humanas em uma ampla gama de tarefas, superando modelos tradicionais da psicologia. O estudo foi publicado na revista Nature e destaca a capacidade do Centaur de simular comportamentos humanos em situações diversas, como jogos de azar e resolução de problemas.
A equipe de cientistas utilizou um modelo de linguagem grande (LLM) e um vasto conjunto de dados, proveniente de 160 experimentos psicológicos, onde 60 mil pessoas realizaram mais de 10 milhões de escolhas. Diferente de modelos anteriores, que se restringem a tarefas específicas, o Centaur consegue generalizar e prever comportamentos em múltiplas situações, incluindo aquelas para as quais não foi treinado.
Marcel Binz, coautor do estudo e cientista cognitivo no Helmholtz Institute for Human-Centered AI, afirma que o Centaur pode ser uma ferramenta valiosa para a ciência cognitiva. Ele destaca que é possível realizar sessões experimentais em silico, o que pode acelerar pesquisas e facilitar o recrutamento de participantes, especialmente em estudos que envolvem crianças ou pessoas com condições psiquiátricas.
Os pesquisadores ajustaram o modelo Llama, desenvolvido pela Meta, para não apenas prever comportamentos médios, mas também a variação típica nas decisões da população. Nos testes, o Centaur superou o Llama e outros 14 modelos cognitivos em 31 das 32 tarefas analisadas, demonstrando sua eficácia em prever escolhas humanas. A única exceção foi uma tarefa de julgamento gramatical.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.