11 de abr 2025
Microtransações dominam gastos em jogos de PC, enquanto novos lançamentos perdem espaço
Microtransações dominam gastos em jogos de PC, com 58% do total em 2024. A tendência desafia o mercado de lançamentos e DLCs.
Imagem da Activision (Foto: Activision)
Ouvir a notícia:
Microtransações dominam gastos em jogos de PC, enquanto novos lançamentos perdem espaço
Ouvir a notícia
Microtransações dominam gastos em jogos de PC, enquanto novos lançamentos perdem espaço - Microtransações dominam gastos em jogos de PC, enquanto novos lançamentos perdem espaço
Um relatório da Newzoo revela que, em 2024, mais da metade dos gastos em jogos de PC foi direcionada a microtransações, enquanto apenas 28% foram para a compra de jogos completos. Essa mudança reflete uma nova dinâmica nas preferências dos jogadores, que estão investindo mais em conteúdos adicionais.
Os dados mostram que 58% do total gasto em jogos de PC foi em microtransações, como passes de batalha e itens cosméticos. Apenas 8% do tempo dos jogadores foi dedicado a títulos lançados em 2024, com mais de 60% do tempo gasto em jogos lançados há mais de seis anos. Isso indica uma clara tendência de consumo voltada para conteúdos já estabelecidos.
Além disso, o relatório aponta que o mercado de microtransações está se expandindo, enquanto as vendas de jogos completos caem. Em 2024, os gastos com DLC (conteúdos adicionais) representaram 14% do total, resultando em R$ 10,7 bilhões para a compra de jogos, uma queda de 2,6% em relação ao ano anterior.
No cenário dos consoles, a situação é semelhante, embora menos acentuada. Microtransações compõem 32% dos gastos, um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior. A preferência por novos lançamentos ainda é mais forte entre os jogadores de console, mas o crescimento de serviços de assinatura como Xbox Game Pass e PS Plus Extra está mudando o panorama.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.