Tecnologia

Navio norueguês se torna pioneiro ao capturar e armazenar CO² em alto-mar

A empresa norueguesa Solvang modificou o Clipper Eris para capturar CO². O navio pode reduzir emissões de gases de efeito estufa em até 70%. O sistema liquefaz CO² para armazenamento ou reutilização industrial. A iniciativa é um avanço na descarbonização da frota marítima internacional. A tecnologia de captura ainda é experimental, mas sete novos navios serão equipados.

Navio Clipper Eris deve reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em até 70% (Foto: Reprodução/Solvang)

Navio Clipper Eris deve reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em até 70% (Foto: Reprodução/Solvang)

Ouvir a notícia

Navio norueguês se torna pioneiro ao capturar e armazenar CO² em alto-mar - Navio norueguês se torna pioneiro ao capturar e armazenar CO² em alto-mar

0:000:00

Uma empresa norueguesa anunciou a modificação de um de seus navios, o Clipper Eris, que se tornará "o primeiro do mundo" a contar com um sistema de captura e armazenamento de CO² em larga escala. O objetivo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em até 70%. O navio, um transportador de etileno de 160 metros, foi atualizado em um estaleiro de Singapura para incluir um sistema que filtra gases de escape e liquefaz o CO², armazenando-o em tanques a bordo.

O CEO do Solvang Group, Edvin Endresen, destacou que a "captura de carbono a bordo" representa um avanço significativo na descarbonização da frota marítima internacional. Ele afirmou que essa tecnologia, combinada com métodos de limpeza existentes, é uma das soluções mais promissoras para o futuro dos navios. O transporte marítimo é responsável por 2% a 3% das emissões globais, e sua descarbonização enfrenta desafios tecnológicos e regulamentares.

A Organização Marítima Internacional (OMI) estabeleceu uma estratégia para reduzir as emissões líquidas de GEE do setor em 20-30% até 2030 e 70-80% até 2040, com a meta de alcançar emissões zero por volta de 2050. A tecnologia de "captura e armazenamento de carbono a bordo" (OCCS) ainda está em fase experimental, mas a Solvang planeja equipar sete de seus navios em construção com esse sistema, que recebeu financiamento parcial de fundos públicos noruegueses.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela