18 de jan 2025
Microsoft testa busca com inteligência artificial no Windows 11 para usuários Insider
Microsoft testa busca com inteligência artificial no Windows 11 para Insiders. A nova funcionalidade permite pesquisas em linguagem natural e sem internet. Inicialmente, busca abrange arquivos locais em formatos como JPEG e PDF. Futuramente, a busca incluirá dados na nuvem, como os do OneDrive. Ferramentas de escrita AI também foram adicionadas, melhorando a experiência.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Microsoft testa busca com inteligência artificial no Windows 11 para usuários Insider
Ouvir a notícia
Microsoft testa busca com inteligência artificial no Windows 11 para usuários Insider - Microsoft testa busca com inteligência artificial no Windows 11 para usuários Insider
A Microsoft está testando uma nova busca no Windows 11, impulsionada por inteligência artificial, em uma versão para testadores do programa Insider. Anunciada em outubro, essa funcionalidade utiliza indexação semântica, permitindo que os usuários busquem arquivos locais com uma linguagem mais casual. Para utilizar o recurso, é necessário ter um PC com Copilot Plus. A busca funciona em caixas de pesquisa nas configurações, no File Explorer e na barra de tarefas, sem a necessidade de conexão com a internet, graças aos chips NPU presentes nos computadores Copilot Plus.
Atualmente, a busca por IA está limitada a configurações do Windows e arquivos em formatos de imagem e texto, como JPEG, PNG, PDF, TXT e XLS. A Microsoft informa que a busca só funcionará em arquivos localizados em pastas que o usuário escolheu para indexar. Os usuários podem ajustar essas localizações nas opções em Configurações > Privacidade e segurança > Pesquisando no Windows, ou ativar a opção "Aprimorada" para indexar todo o computador. Futuramente, a funcionalidade deve se expandir para incluir dados na nuvem, como os armazenados no OneDrive.
A busca com IA será disponibilizada gradualmente para os Insiders em PCs com processadores Snapdragon que suportam o Copilot Plus, com suporte para máquinas Intel ou AMD previsto para depois. O recurso funcionará em dispositivos configurados para os idiomas chinês, inglês, francês, alemão, japonês e espanhol.
Além da nova busca, a atualização inclui ferramentas de escrita baseadas em IA, oferecidas pelo recurso Click to Do. Essa funcionalidade permite que os usuários escolham opções de menus contextuais ao pressionar a tecla Windows e clicar com o botão esquerdo na tela. Agora, ao selecionar um bloco de texto e optar por Reescrever, há uma opção chamada Refinar, que pode corrigir a gramática automaticamente.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.