11 de abr 2025
Qatar escolhe Lina Ghotmeh para projetar o novo Pavilhão na Bienal de Veneza
Qatar escolhe Lina Ghotmeh para projetar seu Pavilhão na Biennale de Veneza, destacando a conexão entre arquitetura e cultura.
Lina Ghotmeh. ©Kimberly-Lloyd (Foto: Kimberly-Lloyd)
Ouvir a notícia:
Qatar escolhe Lina Ghotmeh para projetar o novo Pavilhão na Bienal de Veneza
Ouvir a notícia
Qatar escolhe Lina Ghotmeh para projetar o novo Pavilhão na Bienal de Veneza - Qatar escolhe Lina Ghotmeh para projetar o novo Pavilhão na Bienal de Veneza
O Qatar selecionou Lina Ghotmeh como arquiteta do Pavilhão do Qatar na Biennale de Veneza. A estrutura, que será a terceira permanente no Giardini em 50 anos, visa promover a conexão entre arquitetura, natureza e comunidades. A data de conclusão ainda não foi definida.
Ghotmeh, da firma Lina Ghotmeh — Architecture, descreve sua filosofia de design como uma “Arqueologia do Futuro”, que combina inovação com uma forte ligação à história e materialidade. A arquiteta busca criar um espaço que funcione como um palimpsesto, onde passado, presente e futuro coexistem.
A escolha de Ghotmeh foi feita por um painel internacional que incluiu nomes como Rem Koolhaas e Alejandro Aravena. Segundo a presidente do Qatar Museums, Sheikha Al Mayassa bint Hamad bin Khalifa Al Thani, seu trabalho inspira públicos diversos e reflete a visão do Qatar como um centro cultural.
O Pavilhão do Qatar será gerido pelo Qatar Museums e abrirá uma estrutura temporária no próximo mês, durante a Biennale de Arquitetura. Ghotmeh também está envolvida em projetos como o Museu de Arte Contemporânea de AlUla, na Arábia Saudita, previsto para 2032.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.