25 de abr 2025
São Paulo recebe a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura com foco em mudanças climáticas
A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025, abordará a arquitetura frente às mudanças climáticas. Com curadoria de Renato Anelli, o evento no Pavilhão da Oca propõe cinco eixos curatoriais e convoca arquitetos a apresentar soluções inovadoras para enfrentar a crise climática. As inscrições para propostas estão abertas até junho e maio de 2025.
9ª BIAsp. Foto © Rafael Schmidt. IABsp Divulgação (Foto: Rafael Schmidt)
Ouvir a notícia:
São Paulo recebe a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura com foco em mudanças climáticas
Ouvir a notícia
São Paulo recebe a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura com foco em mudanças climáticas - São Paulo recebe a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura com foco em mudanças climáticas
Entre os dias 18 de setembro e 19 de outubro de 2025, São Paulo sediará a 14ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura (BIAsp) no Pavilhão da Oca, no Parque Ibirapuera. O evento, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IABsp), abordará a relação da arquitetura com as mudanças climáticas.
Com o tema "Extremos: Arquiteturas para um mundo quente", a curadoria de Renato Anelli propõe uma reflexão sobre o papel da arquitetura diante dos desafios climáticos. A proposta é inspirada nos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e busca soluções inovadoras para a crise climática, integrando saberes científicos e populares.
A Bienal será um espaço de convergência para práticas arquitetônicas e urbanísticas, apresentando projetos, instalações, palestras e oficinas. A expografia, projetada pelo arquiteto Álvaro Razuk, utilizará uma estrutura modular para otimizar o espaço de 10 mil m² do pavilhão.
Eixos Curatoriais
Os conteúdos serão guiados por cinco eixos curatoriais: Preservar as florestas e reflorestar as cidades, Conviver com as águas, Reformar mais e construir verde, Circular e acessar juntos com energias renováveis e Garantir a justiça climática e a habitação social. Participantes confirmados incluem o paisagista chinês Yu Kongjian e o escritório holandês Ooze.
Três chamadas de trabalhos estão abertas: Chamada Aberta Internacional para Exposições e Atividades, Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura e Urbanismo e Chamada Aberta Internacional para o Fórum de Debates + SP Meeting. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online até 1º de junho e 15 de maio.
A Bienal reafirma seu compromisso com a ação coletiva, posicionando a arquitetura como uma ferramenta essencial para a construção de futuros mais justos e sustentáveis.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.