Cultura

Exposição revela biodiversidade da Ilha do Bom Jesus na Biblioteca Nacional

Exposição na Biblioteca Nacional destaca a biodiversidade da Ilha do Bom Jesus e alerta para os impactos da urbanização na região.

A mostra “Olhar ao redor” traz sessenta e uma ilustrações científicas e de espécies locais produzidas pelo Projeto Ilha Viva (Foto: Reprodução)

A mostra “Olhar ao redor” traz sessenta e uma ilustrações científicas e de espécies locais produzidas pelo Projeto Ilha Viva (Foto: Reprodução)

Ouvir a notícia

Exposição revela biodiversidade da Ilha do Bom Jesus na Biblioteca Nacional - Exposição revela biodiversidade da Ilha do Bom Jesus na Biblioteca Nacional

0:000:00

A biodiversidade da Ilha do Bom Jesus, na Baía de Guanabara, foi destaque na inauguração da exposição “Olhar ao Redor” na Biblioteca Nacional. O evento ocorreu hoje e apresenta ilustrações, fotografias e documentos raros sobre a fauna e flora da ilha, que foi integrada à Ilha do Fundão na década de 1950. A mostra é fruto de uma parceria entre a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Grupo L’Oréal Brasil e a Fundação Biblioteca Nacional.

A exposição tem como objetivo chamar a atenção para a riqueza natural da região, que enfrenta desafios devido à urbanização e poluição. Com entrada gratuita, a mostra ficará aberta ao público até o final de junho. São 61 ilustrações e 50 fotografias criadas por estudantes e pesquisadores do Projeto Ilha Viva, que une arte, ciência e design. Também estão expostos 20 itens históricos do acervo da Biblioteca Nacional, incluindo um manuscrito raro do botânico James Forbes, datado do século XVIII.

Além de valorizar o patrimônio ambiental, a exposição busca aumentar a consciência sobre os impactos da ocupação urbana e do descarte de resíduos na Baía de Guanabara. O projeto Orla Sem Lixo, da UFRJ, participa da iniciativa, que conta com o apoio do programa “L’Oréal Para o Futuro”, voltado para o desenvolvimento sustentável. A visitação ocorre de segunda a sexta, das 10h às 17h, na sede da Biblioteca Nacional, localizada na Cinelândia.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela