13 de mai 2025
Museu em Brnenec homenageia Oskar Schindler e resgata história do Holocausto
Museu em Brnenec celebra Oskar Schindler e homenageia sobreviventes do Holocausto, relembrando sua heroica luta contra os nazistas.
A antiga fábrica de Schindler em Brnenec foi transformada em museu. (Foto: Fundação Arks)
Ouvir a notícia:
Museu em Brnenec homenageia Oskar Schindler e resgata história do Holocausto
Ouvir a notícia
Museu em Brnenec homenageia Oskar Schindler e resgata história do Holocausto - Museu em Brnenec homenageia Oskar Schindler e resgata história do Holocausto
A antiga fábrica de Oskar Schindler, localizada em Brnenec, na República Tcheca, foi transformada em um museu que homenageia os sobreviventes do Holocausto. A inauguração ocorreu em 8 de setembro, marcando o oitavo aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. O espaço visa celebrar o heroísmo de Schindler, que salvou mais de 1.200 judeus durante o conflito.
O Museu dos Sobreviventes recebeu seus primeiros visitantes no último final de semana. A exposição inclui a história de Schindler, sua esposa Emilie e os judeus da região, além de testemunhos de sobreviventes. O local também conta com um espaço para palestras, exibições de filmes e concertos, além de um café.
A iniciativa foi liderada por Daniel Löw-Beer, descendente de judeus que compraram a fábrica em 1854. Ele destacou a importância de resgatar a história da família e da vila. “Tivemos que fugir para salvar nossas vidas, perdemos um pouco de nossa história”, afirmou Löw-Beer. A Fundação Arks, criada por ele em 2019, financiou a reforma do local, que estava em estado de abandono.
Ações de Oskar Schindler
Durante a Segunda Guerra Mundial, Schindler criou uma lista de trabalhadores judeus para protegê-los da deportação. Ele também interrompeu o transporte de 300 judias para Auschwitz e, junto com Emilie, salvou mais de 100 prisioneiros em uma ousada ação em janeiro de 1945. Em 1962, o casal foi reconhecido como "Justos entre as Nações" pelo memorial Yad Vashem, em Israel.
A restauração da fábrica ainda está em andamento, com muitos edifícios a serem recuperados, incluindo o escritório de Schindler e o quartel das tropas da SS. A transformação do espaço em museu é um passo importante para preservar a memória e o legado de Schindler e dos sobreviventes do Holocausto.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.