Cultura

Bienal das Amazônias revela curadoria e conceito inspirados na obra de Benedicto Monteiro

A 2ª edição da Bienal das Amazônias, com curadoria de Manuela Moscoso, ocorrerá de 29 de agosto a 30 de novembro em Belém.

Os curadores da segunda edição da Bienal das Amazônias. Da esquerda para direita, Priscila Clementti e Bonikta, Jean da Silva, Manuela Moscoso, Sara Garzon (Foto: Ana Dias/Divulgação)

Os curadores da segunda edição da Bienal das Amazônias. Da esquerda para direita, Priscila Clementti e Bonikta, Jean da Silva, Manuela Moscoso, Sara Garzon (Foto: Ana Dias/Divulgação)

Ouvir a notícia

Bienal das Amazônias revela curadoria e conceito inspirados na obra de Benedicto Monteiro - Bienal das Amazônias revela curadoria e conceito inspirados na obra de Benedicto Monteiro

0:000:00

A 2ª edição da Bienal das Amazônias foi anunciada nesta quinta-feira, dia 15, com curadoria de Manuela Moscoso. O evento ocorrerá de 29 de agosto a 30 de novembro em Belém, Pará, e é inspirado no livro "Verde Vagomundo", do autor paraense Benedicto Monteiro. A obra explora a Amazônia como uma experiência sensorial e sua riqueza territorial.

A curadora Manuela Moscoso tem percorrido diversas regiões pan-amazônicas, como Amapá, Marajó, Rio Branco, Manaus, Peru e Equador, em busca de obras e histórias para a exposição. Ela será acompanhada pela curadora adjunta Sara Garzon, pelo co-curador do programa público Jean da Silva e por Priscila Clementti e Bonikta, responsáveis pela identidade visual do evento.

Moscoso destacou a importância de ativar conversas e escutar os artistas, enfatizando que a coletividade é um elemento artístico fundamental. Ela afirmou que a experiência a tem ensinado sobre "pensamento florestal" e as formas de habitar o mundo.

Temática do Evento

A expressão "verde-distância", extraída do livro de Monteiro, será um dos conceitos centrais da Bienal. O evento visa refletir a sensibilidade do legado territorial brasileiro e ressaltar a pluralidade de vozes e perspectivas artísticas. A Bienal foi criada para deslocar os debates artísticos de eixos dominantes, como a região Sudeste do Brasil.

A segunda edição da Bienal das Amazônias ocorre em um momento significativo, próximo à 30ª Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (COP 30), que também será realizada em Belém, em novembro.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela