28 de abr 2025
Atmosfera da Terra se estende até 650 quilômetros e abriga fenômenos fascinantes
A atmosfera da Terra se estende muito além do que imaginamos, com a geocorona alcançando quase 630 mil quilômetros. Entenda essa transição.
A atmosfera terrestre fica menos densa conforme a altitude aumenta, mas não há uma fronteira definida entre a Terra e o espaço; entenda por quê (Foto: JSC/Nasa)
Ouvir a notícia:
Atmosfera da Terra se estende até 650 quilômetros e abriga fenômenos fascinantes
Ouvir a notícia
Atmosfera da Terra se estende até 650 quilômetros e abriga fenômenos fascinantes - Atmosfera da Terra se estende até 650 quilômetros e abriga fenômenos fascinantes
Você já se perguntou onde termina a atmosfera da Terra e começa o espaço? Essa questão é complexa, pois não existe uma fronteira clara. Segundo Doug Rowland, especialista em heliofísica da NASA, a atmosfera não termina acima do Monte Everest ou onde os aviões voam. Ela se torna menos densa com a altitude.
A linha de Kármán, estabelecida a 100 quilômetros da superfície, é um marco utilizado pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) para definir o início do espaço. A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) considera voos espaciais comerciais aqueles que atingem 80 quilômetros. Estudos indicam que a geocorona, uma nuvem de hidrogênio, pode se estender até quase 630 mil quilômetros acima da Terra.
Estrutura da Atmosfera
A atmosfera terrestre é dividida em cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. A troposfera, onde vivemos, se estende até 12 quilômetros e é a camada mais densa. A estratosfera, que vai de 12 a 50 quilômetros, abriga a camada de ozônio. A mesosfera atinge até 80 quilômetros e é a mais fria, com temperaturas médias de -85ºC.
A termosfera, que se estende de 80 a 700 quilômetros, é onde ocorrem fenômenos como as auroras boreais. A exosfera, por sua vez, se estende até 10 mil quilômetros e é onde orbitam a maioria dos satélites. Rowland destaca que, apesar de não ser um ambiente respirável, a atmosfera em altitudes elevadas ainda contém gás ionizado e radiação, tornando-a dinâmica.
A Atmosfera e o Espaço
Rowland sugere que a atmosfera pode ser considerada como terminando a cerca de 650 quilômetros acima da superfície. No entanto, diferentes órgãos têm definições variadas sobre onde o espaço começa. Ele enfatiza que o espaço acima não é vazio, mas repleto de elementos interessantes. A interação entre a atmosfera da Terra e o vento solar resulta em um ambiente complexo e dinâmico, que pode ser descrito como um "clima espacial".
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.