26 de abr 2025
Astrônomos detectam gases biológicos em planeta a 124 anos-luz da Terra
Astrônomos detectam gases na atmosfera do exoplaneta K2 18b, levantando esperanças sobre a possibilidade de vida fora da Terra.
Representação digital do K2-18b, no ponto vermelho: processos químicos semelhantes aos da Terra (Foto: N. Madhusudhan/University of Cambridge/AFP)
Ouvir a notícia:
Astrônomos detectam gases biológicos em planeta a 124 anos-luz da Terra
Ouvir a notícia
Astrônomos detectam gases biológicos em planeta a 124 anos-luz da Terra - Astrônomos detectam gases biológicos em planeta a 124 anos-luz da Terra
Astrônomos detectaram sinais químicos na atmosfera do exoplaneta K2-18b, localizado a 124 anos-luz da Terra, sugerindo a presença de gases associados a processos biológicos. A descoberta foi feita com dados do Telescópio Espacial James Webb e anunciada em 16 de abril de 2025.
Os gases identificados, dimetil sulfeto e dissulfeto de dimetila, são produzidos na Terra por organismos como fitoplânctons marinhos. O astrofísico Nikku Madhusudhan, do Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge, destacou que esses são os primeiros indícios de um mundo possivelmente habitado.
Embora a descoberta gere entusiasmo, Madhusudhan alerta que são necessárias mais observações para confirmar a presença de vida. Ele enfatiza que não é do interesse da comunidade científica afirmar prematuramente que a vida foi detectada. O diretor do Observatório do Valongo, Thiago Signorini Gonçalves, também comentou sobre a importância da confirmação, considerando um feito gigantesco se os resultados forem validados.
Desde a década de 1990, mais de 5.800 exoplanetas foram catalogados, mas poucos apresentaram evidências tão intrigantes. A busca por vida fora da Terra, que começou com iniciativas como as de Frank Drake, continua a fascinar cientistas e o público. A possibilidade de vida em K2-18b reacende esperanças e questionamentos sobre a existência de outras formas de vida no universo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.