29 de jan 2025
Saúde mais perto do cidadão: 16 consultórios móveis atendem moradores da Estrutural
O programa Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda+ chega à Estrutural hoje. Estrutura itinerante de 1,2 mil m² oferece 16 consultórios e atende até 300 pessoas/dia. Atendimento gratuito inclui consultas em diversas especialidades e exames laboratoriais. Vice governadora Celina Leão destaca importância do projeto para desafogar a saúde pública. Em 2023, o programa já realizou mais de 57 mil atendimentos em diferentes regiões.
A população poderá fazer, gratuitamente, exames e consultas em diferentes especialidades (Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília)
Ouvir a notícia:
Saúde mais perto do cidadão: 16 consultórios móveis atendem moradores da Estrutural
Ouvir a notícia
Saúde mais perto do cidadão: 16 consultórios móveis atendem moradores da Estrutural - Saúde mais perto do cidadão: 16 consultórios móveis atendem moradores da Estrutural
A partir de hoje, 29 de janeiro de 2024, os moradores da Estrutural têm acesso a serviços de saúde gratuitos com a 3ª edição do programa Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda+. A estrutura itinerante, com 1,2 mil m², ficará disponível até 7 de fevereiro, ao lado da administração regional, oferecendo exames e consultas em diversas especialidades. A iniciativa, que conta com recursos de emendas do deputado federal Alberto Fraga, é realizada em parceria com o Hospital São Mateus e possui 16 consultórios, com capacidade para atender até 300 pessoas por dia.
Durante a visita ao primeiro dia do programa, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, destacou a importância da ação para aliviar a demanda na rede pública de saúde. “É um atendimento de excelência, com profissionais altamente capacitados que conseguem realizar consultas e exames no mesmo dia”, afirmou. O programa visa proporcionar um atendimento mais eficiente, permitindo que a rede pública se concentre em casos mais complexos.
Os atendimentos são realizados mediante agendamento pelo site, abrangendo consultas em áreas como ginecologia, ortopedia e cardiologia, além de exames como eletrocardiograma e ultrassonografia. Em média, 550 pessoas são atendidas diariamente, das 8h às 17h. A diretora geral do A Tenda+, Myrian Silveira, informou que também há a possibilidade de atendimentos por encaixe, caso haja vagas disponíveis.
Profissionais de saúde envolvidos no projeto relataram um impacto positivo em suas carreiras. A dermatologista Keila Pati mencionou a gratidão dos pacientes e a importância de oferecer atendimento a quem nunca teve acesso a especialidades. O programa já atendeu mais de 57 mil pessoas em 2023 e, após a Estrutural, seguirá para Ceilândia e Santa Maria, com edições programadas para dez dias em cada local.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.