31 de jan 2025
Consulta pública para atualização da Carteira de Serviços da Atenção Primária no DF é aberta
A consulta pública para a CaSAPS DF vai até 13 de fevereiro de 2024. A revisão busca tornar o documento mais acessível e didático para a população. A primeira versão da carteira foi lançada em 2016, com atualizações desde 2022. A Atenção Primária à Saúde no DF conta com 176 UBSs e 639 equipes de saúde. Em 2024, foram registrados mais de 4,1 milhões de atendimentos individuais no DF.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Consulta pública para atualização da Carteira de Serviços da Atenção Primária no DF é aberta
Ouvir a notícia
Consulta pública para atualização da Carteira de Serviços da Atenção Primária no DF é aberta - Consulta pública para atualização da Carteira de Serviços da Atenção Primária no DF é aberta
Está em andamento até o dia 13 de fevereiro a consulta pública para a versão atualizada da Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal (CaSAPS-DF). Este documento é fundamental para orientar as ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o DF. As contribuições podem ser feitas através de um formulário online, e a versão preliminar está disponível para consulta. A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destaca a importância da revisão, afirmando que a Atenção Primária é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
A primeira versão da CaSAPS foi lançada em 2016, e a atualização atual começou a ser desenvolvida em 2022, com a participação da Comissão Permanente de Revisão da CaSAPS (CPRCS). O objetivo é criar um documento mais acessível e didático. A consulta pública visa aprimorar o trabalho da comissão, e o coordenador substituto de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Afonso Mendes, ressalta que a participação popular fortalece a transparência e melhora a qualidade dos serviços.
Atualmente, a Atenção Primária à Saúde da SES-DF conta com 176 UBSs, 639 equipes de saúde da família (eSF), 325 equipes de saúde bucal, 55 equipes multiprofissionais (eMulti), 23 equipes de saúde prisional e oito de consultório na rua. Em 2024, foram registrados mais de 4,1 milhões de atendimentos individuais para 1,1 milhão de pacientes. A UBS 1 de Vicente Pires foi a que mais atendeu, com 81,3 mil registros, enquanto Ceilândia teve a maior quantidade de atendimentos, totalizando 535,5 mil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.