Distrito Federal

Brasília Mais Sustentável abre inscrições para capacitação em turismo responsável

O projeto Brasília Mais Sustentável visa capacitar o turismo em práticas ESG. Inscrições abertas até 31 de março para 12 estabelecimentos selecionados. Capacitações incluem gestão de resíduos e turismo responsável, com início em 25 de fevereiro. Iniciativa conta com R$ 180 mil da Secretaria de Turismo do DF e Sindhobar. Gestão de resíduos pode impactar mais de 120 famílias na reciclagem e economia circular.

Com uma destinação consciente, os resíduos gerados deixam de ser um problema e passam a ser uma fonte de recursos, gerando emprego e renda para quem vive da reciclagem. (Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)

Com uma destinação consciente, os resíduos gerados deixam de ser um problema e passam a ser uma fonte de recursos, gerando emprego e renda para quem vive da reciclagem. (Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)

Ouvir a notícia

Brasília Mais Sustentável abre inscrições para capacitação em turismo responsável - Brasília Mais Sustentável abre inscrições para capacitação em turismo responsável

0:000:00

O projeto Brasília Mais Sustentável está com inscrições abertas até esta sexta-feira, 31 de janeiro de 2024, visando capacitar empreendimentos do setor turístico em práticas sustentáveis e ESG (Ambiental, Social e Governança). A iniciativa, promovida pelo Instituto Brasil de Economia Criativa (Ibraec) em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) e o Instituto Chico Maia (ICM), selecionará 12 bares, restaurantes e hotéis para participar de palestras e oficinas focadas em gestão de resíduos sólidos e turismo responsável.

As capacitações ocorrerão nos próprios estabelecimentos e têm como objetivo fortalecer Brasília como um destino turístico sustentável. O secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, destacou o potencial da capital para se tornar uma referência em turismo sustentável, alinhando-se às tendências globais de ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Segundo Araújo, o projeto busca capacitar os empreendimentos locais para garantir experiências autênticas e positivas para visitantes e a comunidade.

O lançamento oficial do projeto está agendado para 25 de fevereiro, com atividades programadas até 31 de maio. A Setur-DF destinará aproximadamente R$ 180 mil para o fomento da iniciativa, que foi desenvolvida em conjunto com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar). As inscrições podem ser feitas pelo Instagram do Ibraec ou pelo site do projeto.

A gestão de resíduos e a economia circular são fundamentais para minimizar impactos ambientais, transformando o lixo em uma fonte de recursos. Thaís Quintão, coordenadora-executiva do Movimento Brasília Mais Sustentável, ressaltou que um hotel com gestão de resíduos sustentável pode impactar mais de 120 famílias que dependem da reciclagem. Ela enfatizou a importância da integração entre empresários, sociedade e cooperativas de catadores para fortalecer tanto o meio ambiente quanto a comunidade.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela