16 de abr 2025
Universidade de Oxford revela que água da Terra pode ter origem nativa e não de asteroides
Pesquisadores da Universidade de Oxford revelam que a água da Terra pode ter se formado a partir de hidrogênio nativo em meteoritos, desafiando teorias anteriores.
Estudo aponta que a formação de água na Terra foi um processo natural (Foto: VEJA.com/VEJA/VEJA)
Ouvir a notícia:
Universidade de Oxford revela que água da Terra pode ter origem nativa e não de asteroides
Ouvir a notícia
Universidade de Oxford revela que água da Terra pode ter origem nativa e não de asteroides - Universidade de Oxford revela que água da Terra pode ter origem nativa e não de asteroides
Cientistas da Universidade de Oxford contestaram a teoria de que a água da Terra se originou de asteroides. A pesquisa, publicada na revista Icarus, sugere que a água pode ter se formado a partir de hidrogênio nativo presente em meteoritos, desafiando ideias anteriores.
A equipe analisou o meteorito LAR 12252, encontrado na Antártida, que possui composição semelhante à da Terra primitiva, de aproximadamente 4,55 bilhões de anos. A pesquisa revelou que o hidrogênio encontrado no meteorito era intrínseco ao material, não resultante de contaminação terrestre.
O professor James Bryson, coautor do estudo, afirmou que essa descoberta apoia a ideia de que a formação de água na Terra foi um processo natural. A análise utilizou espectroscopia de estrutura fina de absorção de raios X, que identificou sulfeto de hidrogênio em uma matriz rica em hidrogênio, cinco vezes mais do que em outras partes do meteorito.
Os pesquisadores destacaram que a quantidade de hidrogênio encontrada torna improvável sua origem terrestre. Tom Barrett, líder do estudo, expressou entusiasmo com a descoberta, que fornece evidências para a teoria de que a água na Terra é nativa e resultado do que o planeta é feito.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.