19 de abr 2025
Sábado Santo: católicos aguardam a ressurreição de Cristo com reflexão e vigília
Católicos celebram hoje a Vigília Pascal, culminando a espera pela ressurreição de Cristo, e a tradição da malhação de Judas.
O Sábado Santo é considerado um dia de silêncio e reflexão pelos católicos (Foto: doidam10/Adobe Stock)
Ouvir a notícia:
Sábado Santo: católicos aguardam a ressurreição de Cristo com reflexão e vigília
Ouvir a notícia
Sábado Santo: católicos aguardam a ressurreição de Cristo com reflexão e vigília - Sábado Santo: católicos aguardam a ressurreição de Cristo com reflexão e vigília
Católicos celebram Sábado Santo com reflexão e preparação para a Páscoa
Os católicos celebram hoje, 19, o Sábado Santo, também conhecido como Sábado de Aleluia. A data é dedicada à reflexão e à vigília em espera da ressurreição de Jesus Cristo, prevista para o domingo de Páscoa. A celebração não é de luto, mas de esperança na vitória sobre a morte.
Cardeal destaca importância da Vigília Pascal
O Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, explicou que o Sábado Santo é um momento de preparação para a celebração da ressurreição. Segundo ele, as paróquias se dedicam à ornamentação das igrejas e, a partir das 18h, iniciam a Vigília Pascal.
Vigília Pascal marca a vitória de Cristo
A Vigília Pascal é considerada a liturgia mais importante do ano, representando a vitória de Cristo sobre a morte. Ela encerra o Tríduo Pascal, que se completa na manhã de domingo de Páscoa. Dom Orani ressaltou que as penitências quaresmais, como o jejum e a oração, podem ser intensificadas durante o Sábado Santo.
Retorno do "Aleluia" e tradição da malhação de Judas
O Sábado de Aleluia também marca o retorno do canto do "aleluia", suspenso durante a Quaresma. Além disso, é tradição a malhação de Judas, ato que simboliza a traição de Judas Iscariotes. No Brasil, bonecos representando Judas são frequentemente caracterizados como figuras públicas impopulares.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.