22 de abr 2025
Morte de papa Francisco adia canonização de Carlo Acutis, o primeiro ‘santo millennial’
A morte do Papa Francisco adia a canonização de Carlo Acutis e gera polêmica sobre a venda de relíquias. Novas datas e investigações estão em andamento.
Papa Francisco morreu na madrugada de segunda-feira, 21. (Foto: Maya Alleruzzo)
Ouvir a notícia:
Morte de papa Francisco adia canonização de Carlo Acutis, o primeiro ‘santo millennial’
Ouvir a notícia
Morte de papa Francisco adia canonização de Carlo Acutis, o primeiro ‘santo millennial’ - Morte de papa Francisco adia canonização de Carlo Acutis, o primeiro ‘santo millennial’
Morte do Papa Francisco adia canonização de Carlo Acutis e gera polêmica com venda de relíquias
A morte do Papa Francisco, aos 88 anos, interrompeu a cerimônia de canonização de Carlo Acutis, prevista para 27 de abril. O jovem, conhecido como o “santo da internet”, seria o primeiro “santo millennial” da Igreja Católica. Uma nova data para a canonização ainda não foi divulgada.
Jovens brasileiros que estavam em Roma para a canonização de Acutis foram surpreendidos pelo falecimento do pontífice. Arthur de Tavares, do Rio de Janeiro, relatou ter tido a oportunidade de tocar no Papa e lamentou a mudança de planos.
A diocese de Assis investiga a venda de supostas relíquias de Carlo Acutis. Um leilão online oferecia uma mecha de cabelo do jovem por 2 mil euros, gerando indignação e questionamentos sobre a autenticidade dos objetos.
Carlo Acutis nasceu em 1991, no Reino Unido, e se mudou para a Itália ainda criança. Ele se destacou pelo uso da internet para divulgar a fé católica, criando sites e exposições digitais sobre os milagres eucarísticos.
O jovem morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Foi beatificado em 2020 após o reconhecimento de um milagre no Brasil, a cura de uma criança com doença congênita. Um segundo milagre, a cura de uma estudante da Costa Rica, foi confirmado pelo Papa, abrindo caminho para a canonização.
O corpo de Carlo Acutis, preservado por técnicas de embalsamamento, atrai milhares de peregrinos a Assis, na Itália. A cidade recebeu cerca de um milhão de visitantes em 2024, impulsionada pela devoção ao jovem.
A mãe de Carlo Acutis, Antonia Salzano Acutis, descreve o filho como um menino generoso e profundamente religioso, que demonstrava desde cedo uma forte conexão com a fé e preocupação com os mais necessitados.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.