13 de abr 2025
Cuidar dos pais na velhice: desafios e aprendizados na inversão de papéis familiares
Cuidar de pais idosos traz desafios e aprendizados. A resistência à ajuda e a busca por autonomia revelam a complexidade do envelhecimento.
Eu que sempre valorizei o conhecimento, com mais de 20 anos de estudo, entre graduação e pós-graduações, não me atentei para o fato de que, sim, cuidar dos nossos pais exige aprendizado (Foto: Catarina Pignato/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Cuidar dos pais na velhice: desafios e aprendizados na inversão de papéis familiares
Ouvir a notícia
Cuidar dos pais na velhice: desafios e aprendizados na inversão de papéis familiares - Cuidar dos pais na velhice: desafios e aprendizados na inversão de papéis familiares
A autora relata sua experiência ao cuidar de seus pais, destacando a inversão de papéis após o diagnóstico de câncer de sua mãe. Ao dar o primeiro banho nela, percebeu a fragilidade da vida e a necessidade de aprender a cuidar de quem sempre a cuidou. O pai, com 95 anos, mantém sua autonomia, mesmo enfrentando limitações de saúde, como insuficiência cardíaca e cegueira em um olho.
Ele vive sozinho e recusa a ajuda de cuidadores, aceitando apenas uma funcionária para tarefas domésticas. A resistência do pai a médicos é notável; em uma consulta, demonstrou indignação ao ser submetido a testes cognitivos. Apesar de ter um marcapasso, ele toma os remédios prescritos, mas se recusa a operar o olho afetado pela catarata.
A autora e sua irmã tentam antecipar cuidados, como podar árvores, para evitar acidentes, já que o pai caiu de um abacateiro há quatro anos, mas não se feriu. Essa experiência a fez refletir sobre a importância do planejamento para o envelhecimento, tanto emocional quanto financeiro, considerando os custos e decisões de fim de vida.
Cuidar dos pais traz desafios, mas também oportunidades de fortalecer laços e aprender sobre empatia. Acompanhar o envelhecimento deles leva a reflexões sobre a própria vida e os valores que guiarão o cuidado na velhice.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.