18 de abr 2025
Mary Del Priore revela a evolução da velhice no Brasil em nova obra instigante
Mary Del Priore lança "Uma História da Velhice no Brasil", revelando a evolução da percepção sobre os idosos e sugerindo leituras sobre o tema.
A escritora e historiadora Mary Del Priore, que acaba de lançar um livro sobre a história da velhice no Brasil (Foto: Pense D./Divulgação)
Ouvir a notícia:
Mary Del Priore revela a evolução da velhice no Brasil em nova obra instigante
Ouvir a notícia
Mary Del Priore revela a evolução da velhice no Brasil em nova obra instigante - Mary Del Priore revela a evolução da velhice no Brasil em nova obra instigante
Historiadora lança livro sobre a evolução do olhar sobre a velhice no Brasil
A historiadora Mary Del Priore lança o livro “Uma História da Velhice no Brasil”, que investiga a relação da sociedade brasileira com os idosos desde o período colonial até os dias atuais. A obra detalha a mudança no tratamento dado aos mais velhos, que passaram do descaso ao protagonismo como consumidores. A pesquisa enfrentou dificuldades devido à escassez de dados históricos sobre o tema.
Falta de registros dificultou pesquisa sobre a velhice no passado
Mary Del Priore destaca a carência de informações sobre a velhice nos séculos 16 e 17, período em que o tema era pouco discutido. “A partir do século 20, não faltam informações, pois velhos começaram a sair de casa”, explica a historiadora. Com a maior participação dos idosos na sociedade, a documentação sobre o envelhecimento se tornou mais abundante.
Idosos ganham importância econômica como consumidores
A historiadora ressalta que a percepção sobre os idosos mudou significativamente. Atualmente, eles são reconhecidos como agentes econômicos importantes. “Ele [o velho] ganhou importância ao se transformar em consumidor”, afirma Mary Del Priore, evidenciando a nova relevância da população idosa no mercado.
Livros indicados pela historiadora abordam o envelhecimento
Durante a apresentação do livro, Mary Del Priore recomendou outras obras que exploram o tema do envelhecimento. Entre elas, “O Fim das Casas-grandes”, de Evaldo Cabral de Mello, que analisa o fim da figura do patriarca. A historiadora também citou Clarice Lispector, que retrata a percepção da mulher que envelhece.
Obras de Silviano Santiago e Chico Buarque exploram a solidão na velhice
Mary Del Priore indicou ainda os livros “Herança”, de Silviano Santiago, e “Leite Derramado”, de Chico Buarque, que abordam a solidão e a decadência social enfrentadas por idosos. Segundo a historiadora, as obras dissecam o fim da vida de velhos que enfrentam a morte de forma solitária.
Livro de Francisco Azevedo retrata a velhice tranquila
A historiadora também recomendou a obra de Francisco Azevedo, que retrata um homem de 88 anos vivendo uma velhice tranquila, cercado pelo amor da família. A historiadora destaca que a obra apresenta a “velha e boa receita da velhice tranquila”.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.