23 de abr 2025
Cães são considerados por tutores como companheiros mais amados que relacionamentos humanos
Tutores valorizam laços com cães, considerando os tão satisfatórios quanto relacionamentos humanos, segundo nova pesquisa.
O papel dos companheiros caninos na sociedade vem sendo cada vez mais apreciado (Foto: Freepik)
Ouvir a notícia:
Cães são considerados por tutores como companheiros mais amados que relacionamentos humanos
Ouvir a notícia
Cães são considerados por tutores como companheiros mais amados que relacionamentos humanos - Cães são considerados por tutores como companheiros mais amados que relacionamentos humanos
Relação com cães é tão satisfatória quanto com humanos, aponta estudo
Uma pesquisa recente revelou que tutores de cães consideram seus relacionamentos com os animais tão satisfatórios quanto, ou até mais, do que com pessoas próximas. O estudo desafia a ideia de que os cães servem como substitutos para laços humanos fracos.
A pesquisa, publicada na revista Scientific Reports, avaliou o relacionamento entre mais de 700 tutores e seus cães, comparando-o com o vínculo com filhos, parceiros românticos, parentes e amigos. Oitenta por cento dos participantes possuíam um parceiro romântico e vinte por cento tinham filhos.
Os resultados indicaram que relacionamentos humanos fortes estão associados a laços mais intensos com os cães. A coautora Dorottya Ujfalussy, da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, afirma que a pesquisa contradiz a expectativa de que pessoas com relacionamentos humanos frágeis dependam mais dos cães para apoio emocional.
Controle e satisfação são elementos-chave na relação com os pets. A pesquisa aponta que a relação com os cães combina aspectos positivos da relação com filhos, sem os elementos negativos da amizade, e oferece um alto nível de controle aos tutores.
Segundo o autor sênior Enikő Kubinyi, a satisfação é alta porque, ao contrário dos relacionamentos humanos, os tutores têm controle sobre as decisões relacionadas aos cães, minimizando conflitos e interações negativas. A pesquisa reforça a importância dos cães como companheiros e a complexidade dos laços afetivos entre humanos e animais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.