01 de mai 2025
Papa Francisco destaca a importância do amor duradouro em novo livro sobre matrimônio
Papa Francisco compara relacionamentos a um tango e propõe um "catecumenato" para preparar jovens para o matrimônio.
Papa Francisco foi registrado com jovens recém-casados durante uma audiência geral. (Foto: Divulgação/Vaticano)
Ouvir a notícia:
Papa Francisco destaca a importância do amor duradouro em novo livro sobre matrimônio
Ouvir a notícia
Papa Francisco destaca a importância do amor duradouro em novo livro sobre matrimônio - Papa Francisco destaca a importância do amor duradouro em novo livro sobre matrimônio
O papa Francisco, em um texto inédito para o livro “Youcat. Amor para sempre”, comparou relacionamentos a um tango, ressaltando a importância do amor duradouro. A obra, que será lançada em breve, visa guiar as novas gerações na preparação para o matrimônio cristão.
No prefácio, o pontífice afirmou que “não se trata de uma dança passageira, mas de uma aventura que, com incessante encantamento, dura por toda a vida.” Ele compartilhou que dançou tango na juventude e destacou a complexidade das relações, mencionando a necessidade de cortejo, proximidade e distância.
Francisco questionou o alto índice de divórcios, refletindo sobre a superficialidade em alguns relacionamentos. “Quantos casamentos hoje fracassam após três, cinco, sete anos? Não seria melhor, então, evitar a dor?” Ele incentivou os jovens a acreditarem no amor e em Deus, afirmando que o desejo humano é ser acolhido sem reservas.
Preparação para o Matrimônio
O papa enfatizou a importância de uma preparação cuidadosa para o matrimônio, citando as Sagradas Escrituras com a expressão “Uma só carne!”. Ele afirmou que “é necessária uma preparação adequada, porque toda a vida se desenvolve através do amor, e com o amor não se brinca.”
Além disso, Francisco propôs um “catecumenato”, um caminho de aprendizado e discernimento pessoal, semelhante ao que existia na igreja primitiva. “Um percurso que conduz àquela Amoris laetitia — àquela alegria do amor que, passo a passo, não deve parar,” completou o papa.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.