06 de mai 2025
Geração Z redefine sucesso profissional ao priorizar saúde mental e bem-estar pessoal
Geração Z redefine sucesso profissional, priorizando saúde mental e aprendizado em vez de cargos de liderança e promoções.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Geração Z redefine sucesso profissional ao priorizar saúde mental e bem-estar pessoal
Ouvir a notícia
Geração Z redefine sucesso profissional ao priorizar saúde mental e bem-estar pessoal - Geração Z redefine sucesso profissional ao priorizar saúde mental e bem-estar pessoal
A geração Z está mudando as dinâmicas de trabalho ao priorizar a saúde mental e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Em contraste com gerações anteriores, que valorizavam a ascensão na carreira, essa nova geração demonstra desinteresse por cargos de liderança. Uma pesquisa da plataforma Visier, realizada em 2023, revelou que 38% dos entrevistados não têm interesse em subir na hierarquia corporativa.
Os dados mostram que 62% preferem permanecer em suas funções atuais. A pesquisa indica que 91% dos jovens atribuem a falta de interesse em promoções ao aumento do estresse e da carga horária. O relatório Workmonitor 2024, da Randstad, aponta que 51% dos profissionais estão dispostos a permanecer em um cargo desde que se sintam motivados, enquanto 60% afirmam que a vida pessoal é mais importante que a profissional.
Mudança de Valores
A especialista em Recursos Humanos, María Carmen De la Calle Durán, destaca que a lealdade às empresas diminuiu. Ela afirma que, quando um colaborador se compromete, espera reciprocidade. Essa mudança de valores tem gerado desafios para as organizações na retenção de talentos. Em 2022, a média de permanência em um emprego na Espanha era de 10,6 anos. O relatório da Randstad revela que 13% dos jovens trocaram de emprego nos últimos seis meses.
A percepção do trabalho também se transformou. Para a geração Z, ele é visto como uma forma de contribuir para a sociedade. O Unlocking Organizational Success Report 2024, da consultoria Intoo, mostra que 84% dos profissionais dessa geração valorizam mais a oportunidade de aprender do que uma promoção. Além disso, 80% afirmam que se sentem mais motivados quando têm oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Motivação Intrínseca
A psicóloga María Felisa Latorre Navarro ressalta que os jovens se movem por motivadores intrínsecos. Eles preferem trabalhos que os motivem, não apenas pelo salário ou estabilidade, mas pelas funções em si. Uma pesquisa da Infojobs em 2023 revelou que trabalhar em projetos motivadores é um dos principais motivos para a mudança de emprego entre jovens profissionais. Essa nova abordagem da geração Z está redefinindo o que significa ter sucesso no ambiente de trabalho.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.