16 de mai 2025
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa abre inscrições para brasileiros com Enem
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa abre inscrições para brasileiros com notas do Enem até 23 de maio. Entrevista será por videoconferência.
Fachada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em Portugal (Foto: Catarina Zimbarra /Divulgação/FMUL)
Ouvir a notícia:
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa abre inscrições para brasileiros com Enem
Ouvir a notícia
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa abre inscrições para brasileiros com Enem - Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa abre inscrições para brasileiros com Enem
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), em Portugal, abre inscrições para estudantes brasileiros que desejam ingressar em 2024. Pela primeira vez, a FMUL aceitará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção. As inscrições vão até 23 de maio e incluem uma entrevista por videoconferência.
Os candidatos poderão utilizar notas do Enem de até três anos anteriores. Portugal é o país que mais aceita o Enem para ingresso no ensino superior, com mais de 30 instituições mantendo convênios com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atualmente, cerca de 19 mil estudantes brasileiros estão matriculados em instituições de ensino em Portugal.
A taxa de inscrição é de 100 euros (aproximadamente R$ 630). Os aprovados deverão pagar uma anuidade de 18 mil euros (cerca de R$ 113.352) para o curso de medicina, que tem duração de seis anos e segue o modelo europeu do Acordo de Bolonha. Ao final, os alunos recebem os títulos de licenciado e mestre, embora o diploma seja reconhecido apenas como graduação em medicina no Brasil.
Processo Seletivo
O processo seletivo inclui a análise das notas do Enem e uma entrevista individual. O calendário de inscrições é o seguinte:
- Período de inscrições: até 23 de maio
- Validação e seriação das candidaturas: até 12 de junho
- Divulgação dos candidatos admitidos a entrevista: 16 de junho
- Entrevista por videoconferência: de 18 a 24 de junho
- Divulgação dos resultados: até 27 de junho
Para facilitar a revalidação do diploma no Brasil, a FMUL firmou parcerias com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), visando agilizar o processo de equivalência junto às instituições brasileiras.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.