Vida

Nascimentos no Brasil atingem menor índice em quase 50 anos, aponta IBGE

Brasil registra em 2023 o menor número de nascimentos em quase 50 anos e divórcios atingem recorde histórico.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ouvir a notícia

Nascimentos no Brasil atingem menor índice em quase 50 anos, aponta IBGE - Nascimentos no Brasil atingem menor índice em quase 50 anos, aponta IBGE

0:000:00

O Brasil registrou em 2023 o menor número de nascimentos em quase 50 anos, com 2,52 milhões de crianças, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse total representa uma queda de 12% em relação à média de nascimentos dos cinco anos anteriores à pandemia de Covid-19. O número de nascimentos é o mais baixo desde 1976, quando foram registrados 2,467 milhões de bebês.

A gerente da Pesquisa de Registro Civil, Klivia Brayner de Oliveira, atribui essa redução a mudanças sociais, como o aumento dos custos para criar filhos e a maior aceitação de métodos contraceptivos. As mulheres estão adiando a decisão de ter filhos, priorizando a educação e a carreira. Em 2023, apenas 11,8% dos nascimentos foram de mães com até 19 anos, enquanto 39% foram de mães a partir de 30 anos.

Casamentos e Divórcios

Os dados do IBGE também indicam uma queda de 3% nos casamentos, com 940.799 uniões registradas em 2023. Tanto casamentos heterossexuais quanto homoafetivos entre homens apresentaram redução. No entanto, os casamentos entre mulheres aumentaram, com 11.918 registros. Historicamente, o número de casamentos no Brasil tem diminuído, especialmente após a pandemia, quando em 2020 foram registrados apenas 757 mil casamentos.

Enquanto os casamentos diminuem, os divórcios aumentam. Em 2023, foram contabilizados 441 mil divórcios, o maior índice desde 1974. O tempo médio de duração dos casamentos caiu de 16 anos em 2010 para 13 anos em 2023. Quase 50% dos divórcios ocorreram em casamentos com menos de 10 anos, e mais da metade dos rompimentos envolveu casais com filhos menores de idade.

O estudo do IBGE revela que os brasileiros estão se casando mais tarde, com mulheres aos 29 anos e homens aos 31 anos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela