Vida

Geração Z enfrenta rejeições em universidades e empregos, refletindo uma crise coletiva

Geração Z enfrenta rejeições em processos seletivos e universidades, refletindo uma crise de oportunidades e crescente frustração.

Reprodução/Xataka México

Reprodução/Xataka México

Ouvir a notícia

Geração Z enfrenta rejeições em universidades e empregos, refletindo uma crise coletiva - Geração Z enfrenta rejeições em universidades e empregos, refletindo uma crise coletiva

0:000:00

A geração Z enfrenta uma crise de oportunidades no mercado de trabalho, refletida na alta taxa de rejeição em processos seletivos e no acesso a universidades. Recentemente, relatos de jovens como Em revelam a frustração com essa realidade, levando a geração a ser considerada a "geração mais infeliz".

A escritora Delia Cai, em entrevista ao Business Insider, destacou a história de Em, que lida com centenas de recusas enquanto sobrevive com um contrato temporário. Cai observa que, apesar do acesso a potenciais oportunidades, os jovens ouvem "nãos" com frequência alarmante. Um estudante de 22 anos, que teve boas notas e participou de um time esportivo, também relatou dificuldades em ser aceito em universidades, afirmando que a sorte parece ser um fator determinante.

Christian Hodges, ativista e influenciador, aponta que a geração Z foi levada a acreditar que um diploma universitário é a chave para o sucesso. Ele questiona a falta de ensino sobre networking e habilidades práticas nas escolas. Para Hodges, tanto o mercado de trabalho quanto as universidades compartilham um padrão de rejeição aos jovens.

A situação não é exclusiva dos Estados Unidos. Uma pesquisa da UVM com a Expansión revelou que 76,4% dos universitários mexicanos se preocupam com a falta de oportunidades de emprego. Em 2023, 5,26% dos jovens no México estavam desempregados, e mais de 90% dos candidatos à UNAM foram rejeitados no último exame de admissão. No exame de 2024, apenas 14.151 dos 143.427 inscritos foram aceitos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela