27 de fev 2025
Estudo revela estabilização no número de cristãos nos EUA após anos de declínio
A população cristã nos EUA se estabilizou em 62% desde 2019, após queda. Desigrejados representam 29%, incluindo ateus (5%) e agnósticos (6%). A maioria (83%) ainda acredita em Deus, mas jovens têm menos fé que os mais velhos. Mudanças na religiosidade ocorrem ao longo da vida, especialmente com casamentos. Estudo do Pew Center entrevistou 36.908 pessoas entre julho de 2023 e março de 2024.
Imagem ilustrativa. (Foto: Unsplash/Keagan Henman)
Ouvir a notícia:
Estudo revela estabilização no número de cristãos nos EUA após anos de declínio
Ouvir a notícia
Estudo revela estabilização no número de cristãos nos EUA após anos de declínio - Estudo revela estabilização no número de cristãos nos EUA após anos de declínio
Uma nova pesquisa do Pew Center, divulgada na quarta-feira, 26, indica que a queda do número de cristãos nos Estados Unidos desacelerou após anos de declínio. Atualmente, 62% dos americanos se identificam como cristãos, embora essa porcentagem represente uma queda em relação a 2007, quando 78% se identificavam dessa forma. Desde 2019, a população cristã no país se manteve estável, assim como o número de desigrejados, que corresponde a 29% da população, incluindo 5% de ateus, 6% de agnósticos e 19% que não se identificam com nenhuma religião.
Gregory Smith, coautor do estudo, destacou a estabilidade recente na religião americana após um longo período de declínio. No entanto, ele alertou que não é possível afirmar se essa estabilização será uma mudança duradoura. A pesquisa revelou que 83% dos americanos acreditam em Deus, 86% creem que as pessoas têm alma ou espírito, e 70% acreditam no Céu ou no inferno. Apesar disso, o estudo sugere que o declínio da fé pode voltar, especialmente entre as gerações mais jovens, onde apenas 46% se identificam como cristãos, em contraste com 80% da população mais velha.
Michele Margolis, cientista política da Universidade da Pensilvânia, observou que o envolvimento religioso dos americanos tende a mudar ao longo da vida, especialmente em momentos como o casamento e a criação de filhos. A pesquisa levanta a questão se os jovens adultos rejeitarão a religião ou se retornarão à fé com o passar do tempo. Além disso, o estudo revelou que 58% dos imigrantes nos EUA são cristãos, enquanto a proporção de americanos que pertencem a outras religiões está aumentando, embora ainda represente apenas 7% da população.
Entre os cristãos americanos, 40% são protestantes e 19% são católicos, com os 3% restantes englobando mórmons, cristãos ortodoxos, Testemunhas de Jeová e outros grupos menores. A pesquisa foi realizada entre julho de 2023 e março de 2024, com 36.908 entrevistados em todos os estados dos EUA.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.