27 de abr 2025
Missa no Vaticano homenageia papa Francisco e destaca legado de misericórdia e alegria
Missa em sufrágio ao papa Francisco atrai milhares no Vaticano, enquanto a canonização de Carlos Acutis é adiada. Legado de misericórdia é destacado.
Milhares foram à Praça São Pedro neste domingo (Foto: Dimitar Dilkoff/AFP)
Ouvir a notícia:
Missa no Vaticano homenageia papa Francisco e destaca legado de misericórdia e alegria
Ouvir a notícia
Missa no Vaticano homenageia papa Francisco e destaca legado de misericórdia e alegria - Missa no Vaticano homenageia papa Francisco e destaca legado de misericórdia e alegria
Uma missa em sufrágio ao papa Francisco foi realizada no Vaticano no domingo, 27, um dia após seu sepultamento. A celebração atraiu milhares de fiéis à Praça São Pedro, enquanto a Basílica Santa Maria Maior, em Roma, começou a receber visitantes ao túmulo do pontífice.
O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, destacou o legado de Francisco, chamando-o de “o pastor que o Senhor deu ao povo”. Ele enfatizou a importância de viver a misericórdia, um dos principais ensinamentos do papa. “Só a misericórdia cura, só a misericórdia cria um mundo novo”, afirmou.
A missa também foi marcada pela presença de jovens de diversas partes do mundo, que estavam no Vaticano para a canonização de Carlos Acutis, prevista para o mesmo dia, mas adiada após a morte de Francisco. O cardeal Parolin ressaltou a alegria que o papa sempre promoveu, lembrando que a “alegria do Evangelho” deve ser central na vida dos fiéis.
O evento ocorreu no segundo dia dos “novendiais”, período de missas em memória do papa, coincidente com o Domingo da Misericórdia, celebrado pela Igreja Católica. Parolin fez uma analogia entre o luto pela morte de Francisco e a tristeza dos apóstolos após a crucificação de Jesus, ressaltando que a luz da ressurreição deve iluminar os corações dos fiéis.
Ele também pediu que o carinho demonstrado pelo papa não se limite a um momento, mas que seja transformado em ações concretas de misericórdia. A missa foi um momento de reflexão e união, com a presença de brasileiros que exibiram a bandeira do país, lembrando o milagre que levou à beatificação de Acutis.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.