27 de abr 2025
Túmulo do Papa Francisco é aberto ao público após cerimônia de sepultamento no Vaticano
Túmulo do Papa Francisco é aberto ao público após cerimônia de sepultamento, que contou com a presença de fiéis e pessoas carentes em Roma.
Fiéis prestam homenagens diante do túmulo do Papa Francisco (Foto: AFP)
Ouvir a notícia:
Túmulo do Papa Francisco é aberto ao público após cerimônia de sepultamento no Vaticano
Ouvir a notícia
Túmulo do Papa Francisco é aberto ao público após cerimônia de sepultamento no Vaticano - Túmulo do Papa Francisco é aberto ao público após cerimônia de sepultamento no Vaticano
O túmulo do Papa Francisco foi aberto à visitação pública neste domingo, um dia após sua missa de despedida no Vaticano e o cortejo pelas ruas de Roma até a Basílica de Santa Maria Maior. A cerimônia de sepultamento foi reservada e contou com a presença de pessoas carentes que prestaram suas homenagens.
De acordo com o Vaticano, o túmulo do Papa, localizado em um nicho na Basílica, pode agora ser visitado pelos fiéis. A abertura ocorre durante os Novemdiales, período de nove dias de luto pela morte do Pontífice. O rito final, presidido pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell, foi realizado em um ambiente íntimo, conforme o desejo do Papa.
Este sepultamento é o primeiro de um Pontífice fora do Vaticano desde Leão XIII, em mil novecentos e três. O caixão de Francisco foi preparado para ser colocado em uma tumba de mármore, com a inscrição "Franciscus", conforme solicitado em seu testamento. Durante a cerimônia, o caixão ficou em frente ao ícone de Maria, onde o Papa costumava orar.
Cerca de quarenta pessoas carentes, incluindo moradores de rua e imigrantes, aguardavam a passagem do caixão com flores brancas. Dom Ambarus, secretário da Comissão para as Migrações da Conferência Episcopal Italiana, destacou a importância desse momento, afirmando que o Papa será acolhido pela Mãe que tanto amou.
Centenas de milhares de fiéis e líderes mundiais participaram do funeral, que teve a presença de mais de cinquenta chefes de Estado. A cerimônia na Praça de São Pedro durou uma hora e meia e contou com a participação de duzentos e vinte e quatro cardeais e setecentos e cinquenta bispos e padres. O túmulo de Francisco, situado em um corredor lateral da basílica, é próximo ao altar de São Francisco e é adornado com uma reprodução da cruz peitoral que ele usou em vida.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.