Breaking News

15 de jul 2025

Frigoríficos de MS interrompem produção de carne para exportação aos EUA

Frigoríficos de Mato Grosso do Sul suspendem produção de carne para os EUA devido a tarifa de 50%, buscando novos mercados para evitar perdas.

MAPA suspendeu a autorização do frigorífico da JBS em Campo Grande para exportar para os EUA (Foto: Reprodução/TV Morena)

MAPA suspendeu a autorização do frigorífico da JBS em Campo Grande para exportar para os EUA (Foto: Reprodução/TV Morena)

Ouvir a notícia

Frigoríficos de MS interrompem produção de carne para exportação aos EUA - Frigoríficos de MS interrompem produção de carne para exportação aos EUA

0:000:00

Frigoríficos de Mato Grosso do Sul suspenderam a produção de carne bovina destinada aos Estados Unidos após a imposição de uma tarifa de 50% sobre as importações brasileiras, anunciada pelo presidente Donald Trump. A decisão, que visa evitar o acúmulo de estoques, foi confirmada pelo Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul (Sincadems).

A paralisação afeta pelo menos quatro frigoríficos no estado, que já enfrentam dificuldades logísticas. Cerca de 5% da produção da indústria é exportada para os EUA, e a nova taxação torna as vendas inviáveis, a menos que haja renegociações. O vice-presidente do Sincadems, Alberto Sérgio Capucci, destacou que a suspensão é uma estratégia para evitar perdas financeiras.

Impacto no Mercado

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, explicou que a produção será redirecionada para o mercado interno e outros países, como Chile e Egito. A carne estocada representa uma preocupação, pois a realocação para novos mercados não é rápida, e a carne é um produto perecível.

Em 2024, os EUA foram o segundo maior destino das exportações de Mato Grosso do Sul, com US$ 235,5 milhões e 49,6 mil toneladas embarcadas. A nova tarifa, que entra em vigor em 1º de agosto, pode resultar em um aumento de estoques e queda nos preços, tanto para consumidores quanto para produtores.

Desdobramentos e Alternativas

A Associação Brasileira da Indústria de Carnes (Abiec) já está buscando alternativas para mitigar os impactos da nova tarifa. A entidade sugere que as negociações com os EUA continuem e pediu uma prorrogação da implementação da taxa, permitindo que as cargas em trânsito sejam enviadas antes da taxação.

Além disso, a escassez de gado nos EUA tem aumentado a demanda pela carne brasileira, que, até então, era a mais competitiva no mercado externo. O Brasil, que responde por 12% das importações de carne bovina dos EUA, pode enfrentar desafios significativos se as exportações forem drasticamente reduzidas.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela