O que aconteceu: em 24 de fevereiro de 2006, durante o Carnaval do Rio, um grupo de ladrões invadiu o Museu da Chácara do Céu, no bairro de Santa Teresa, venceu a segurança, prendeu funcionários e visitantes, e levou nove pessoas como reféns. Saíram a pé com cinco obras de arte de alto valor e sumiram na multidão.
Quem está envolvido: não houve identificação oficial dos autores até hoje. Ao longo de 20 anos surgiram suspeitos isolados, incluindo um motorista de van e, posteriormente, indivíduos ligados ao meio artístico francês, mas sem provas consistentes que levassem a condenação.
Quando e onde: o roubo aconteceu à tarde, num cenário de ruas ínguas, ladeadas por calçadas e ladeiras, em pleno período de folia do Rio de Janeiro. As obras roubadas foram Monet, Matisse, Dalí e Picasso, além de um livro de gravuras de Picasso, somando mais de US$ 10 milhões na época.
Por que ocorreu e consequências: o museu mantém que o caso evidencia falhas na proteção do patrimônio cultural e na atuação de órgãos públicos. As obras seguem desaparecidas e cadastradas como ausentes em bases internacionais. A instituição afirma manter o compromisso com a memória do episódio e a recuperação das peças.
Desdobramentos e estado atual: investigações não resultaram em prisão definitiva nem na recuperação das obras. Houve várias reavaliações de pistas, inclusive a reabertura de eventuais linhas de investigação, mas sem avanço concreto até o momento. O caso permanece sem solução formal.
Contexto institucional: o museu, ligado ao Ministério da Cultura, abriga valiosa coleção pública, com destaque para Debret e Portinari. Em 2006, o catálogo não refletia plenamente a importância do acervo, fortalecendo a percepção de fragilidade na guarda de obras de alto valor.
Entre na conversa da comunidade