Breaking News

11 de jun 2025

Soldados israelenses provocam morte de dezenas em entrega de ajuda humanitária em Gaza

Novo ataque israelense durante entrega de alimentos em Gaza deixa dezenas de mortos e agrava crise humanitária na região.

Crianças palestinas fazem fila para receber comida em um ponto de distribuição em Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza (Foto: Eyad Baba/AFP)

Crianças palestinas fazem fila para receber comida em um ponto de distribuição em Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza (Foto: Eyad Baba/AFP)

Ouvir a notícia

Soldados israelenses provocam morte de dezenas em entrega de ajuda humanitária em Gaza - Soldados israelenses provocam morte de dezenas em entrega de ajuda humanitária em Gaza

0:000:00

Fontes de saúde palestinas relataram que dezenas de pessoas morreram nesta quarta-feira, 11, após o Exército israelense abrir fogo contra civis que aguardavam ajuda humanitária na Faixa de Gaza. O incidente ocorreu no Corredor Netzarim, onde as vítimas tentavam acessar alimentos em meio a uma crise humanitária crescente.

O Exército israelense afirmou que investiga o caso, alegando que disparos de advertência foram feitos contra "suspeitos" que se aproximaram das tropas. O ataque aconteceu durante a madrugada, quando milhares de pessoas se dirigiam a um centro de distribuição da Fundação Humanitária de Gaza (GHF), apoiada pelos EUA e Israel. A Defesa Civil de Gaza informou que 31 corpos foram transportados e cerca de 200 pessoas ficaram feridas. Já fontes médicas citadas pela Al-Jazeera indicaram que o número de mortos seria de 25.

Detalhes do Incidente

De acordo com Mahmud Bassal, porta-voz da Defesa Civil de Gaza, tanques israelenses dispararam repetidamente, intensificando o fogo por volta das 5h30. O Exército de Israel, por sua vez, defendeu sua ação, afirmando que os soldados reagiram a uma ameaça na área, que é considerada uma zona de combate ativa. O jornal israelense Haaretz destacou que os disparos foram uma resposta a pessoas que avançaram em direção às tropas.

Desde a abertura dos centros de distribuição da GHF, em 27 de maio, 163 pessoas foram mortas e mais de mil ficaram feridas, segundo o Ministério da Saúde de Gaza. A ONU e várias ONGs internacionais criticam o bloqueio israelense à ajuda humanitária, afirmando que a situação é insustentável. A população da Faixa de Gaza, que contava com 2,3 milhões de habitantes, enfrenta um risco crítico de fome, com 93% vivendo níveis de insegurança alimentar aguda.

Contexto da Crise

Desde o início do conflito em 7 de outubro de 2023, cerca de 55 mil palestinos foram mortos ou estão desaparecidos. O governo israelense afirma ter eliminado aproximadamente 20 mil combatentes do Hamas, responsabilizando o grupo por usar civis como escudos humanos. A situação em Gaza continua a se deteriorar, com meio milhão de palestinos enfrentando fome severa.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela