26 de mai 2025
Emenda ao PL 2159/2021 pode facilitar desmatamento na Mata Atlântica, alertam especialistas
Emenda ao projeto de lei 2159/2021 pode facilitar o desmatamento na Mata Atlântica, gerando preocupações sobre a proteção ambiental.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Emenda ao PL 2159/2021 pode facilitar desmatamento na Mata Atlântica, alertam especialistas
Ouvir a notícia
Emenda ao PL 2159/2021 pode facilitar desmatamento na Mata Atlântica, alertam especialistas - Emenda ao PL 2159/2021 pode facilitar desmatamento na Mata Atlântica, alertam especialistas
A emenda 102 ao projeto de lei 2159/2021, aprovada no Senado em 21 de maio, revoga regras que exigem a anuência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para o desmatamento na Mata Atlântica. A proposta, que agora segue para a Câmara dos Deputados, gera preocupações sobre a proteção ambiental.
Defensores da emenda afirmam que ela simplifica o licenciamento ambiental para atividades de menor impacto. No entanto, o Ministério do Meio Ambiente considera a proposta uma afronta à Constituição. A emenda revoga parágrafos da Lei da Mata Atlântica, que atualmente exige autorização para a supressão de vegetação primária e secundária, especialmente em áreas de regeneração.
A senadora Tereza Cristina (Progressistas), relatora do projeto, defende que a emenda não altera o que já é feito e visa uniformizar procedimentos legais. A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) solicitou a mudança, alegando conflitos com o Ibama que atrasam processos de licenciamento.
Organizações como a SOS Mata Atlântica criticam a emenda, afirmando que ela facilita a aprovação de desmatamentos em áreas onde o corte é atualmente proibido. A diretora de políticas públicas da SOS, Malu Ribeiro, destaca que a nova redação pode gerar insegurança jurídica e prejudicar estados que conseguiram reduzir suas taxas de desmatamento.
A emenda também é contestada por entidades como o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e o Observatório do Clima, que afirmam que a proposta desmonta a proteção do bioma mais ameaçado do Brasil. O governo federal tem como meta zerar o desmatamento até 2030, mas a nova proposta é vista como omissa em relação à crise climática.
Atualmente, apenas 12,4% da vegetação da Mata Atlântica é composta por matas maduras e bem preservadas, essenciais para a biodiversidade. A revogação das exigências de autorização pode permitir que municípios, sem a estrutura necessária, autorizem desmatamentos, aumentando a pressão sobre o bioma.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.