03 de jul 2025
Câmara investiga chefe da CVM após denúncias de irregularidades
Deputado Filipe Barros questiona gestão da Comissão de Valores Mobiliários e promete convocar presidente para esclarecimentos no Congresso.

Filipe Barros disse que irá pautar, na próxima semana, um requerimento de convocação de Nascimento para que ele preste explicações no Congresso (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Ouvir a notícia:
Câmara investiga chefe da CVM após denúncias de irregularidades
Ouvir a notícia
Câmara investiga chefe da CVM após denúncias de irregularidades - Câmara investiga chefe da CVM após denúncias de irregularidades
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, deputado Filipe Barros, acusou o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, de favorecer um grupo restrito de empresas na bolsa de valores. Durante uma reunião do colegiado, Barros afirmou que a CVM tem protegido um “clubinho” de companhias listadas, prejudicando outras que buscam a listagem na B3.
Barros destacou que a CVM, como uma das principais agências reguladoras do Brasil, deveria estar promovendo a geração de empregos e o crescimento da economia real. No entanto, segundo ele, a atuação da CVM tem sido contrária a esses objetivos. “Me parece que não é isso que a CVM tem feito. Tem protegido o clubinho, tem protegido os seus, em detrimento de outras tantas empresas que poderiam ser listadas”, afirmou.
O deputado anunciou que irá pautar, na próxima semana, um requerimento para convocar Nascimento a prestar esclarecimentos no Congresso sobre sua gestão à frente da CVM. A expectativa é que a convocação traga mais transparência sobre as decisões da comissão e seu impacto no mercado de ações brasileiro.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.