22 de jul 2025
Irmão de ex-presidente da CVM some de registro sobre reunião com BTG
CVM investiga omissão de nome de executivo do BTG em reunião, levantando dúvidas sobre a transparência e possíveis conflitos de interesse.

João Pedro Nascimento, que acaba de renunciar ao cargo de presidente da CVM (Foto: Valor/Arquivo)
Ouvir a notícia:
Irmão de ex-presidente da CVM some de registro sobre reunião com BTG
Ouvir a notícia
Irmão de ex-presidente da CVM some de registro sobre reunião com BTG - Irmão de ex-presidente da CVM some de registro sobre reunião com BTG
João Pedro Nascimento renunciou à presidência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), levantando suspeitas de conflito de interesses devido ao emprego de seu irmão, José Lúcio Barroso do Nascimento, no BTG Pactual. A situação se complicou quando o nome de Barroso não apareceu na agenda oficial da CVM para uma reunião com executivos do banco, realizada em 1º de setembro de 2022.
Na audiência, que durou de 10h30 às 11h30, participaram figuras de destaque do BTG, como o chairman André Esteves e o CEO Roberto Sallouti. Barroso, que ocupa o cargo de co-head de produtos, também esteve presente, mas seu nome não foi registrado na agenda atual da CVM, acessível ao público. A CVM confirmou sua participação, mas não esclareceu a razão da omissão.
A autarquia alegou que a atualização do sistema de agendas pode ter causado inconsistências. O BTG Pactual, por sua vez, afirmou não saber os motivos da ausência do nome de Barroso na agenda oficial, sugerindo que a questão deve ser esclarecida pela CVM.
Durante uma audiência na Câmara dos Deputados, Nascimento foi questionado sobre seu irmão e sua atuação em casos que envolviam o BTG. Ele defendeu que Barroso não ocupa cargos estatutários no banco e que as regras da CVM não exigiam sua abstenção em votações. Nascimento ainda destacou que, em um dos casos, votou contra o banco, demonstrando que não havia conflito de interesses.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.