31 de jul 2025
Datafolha: 57% dos brasileiros rejeitam apoio de Trump ao julgamento de Bolsonaro
Pesquisa revela divisão de opiniões sobre o pedido de Donald Trump, com apoio significativo entre eleitores de Jair Bolsonaro e desaprovação geral

Aliado de Israel, Trump tenta conter o avanço da iniciativa de países que querem reconhecer o Estado Palestino na próxima reunião da ONU. (Foto: Brendan SMIALOWSKI / AFP)
Ouvir a notícia:
Datafolha: 57% dos brasileiros rejeitam apoio de Trump ao julgamento de Bolsonaro
Ouvir a notícia
Datafolha: 57% dos brasileiros rejeitam apoio de Trump ao julgamento de Bolsonaro - Datafolha: 57% dos brasileiros rejeitam apoio de Trump ao julgamento de Bolsonaro
Uma pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira, 31, revela que 57% dos brasileiros discordam do pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para suspender o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). O levantamento foi realizado entre os dias 29 e 30 de julho, com mais de 2 mil entrevistados em 130 municípios.
Entre os eleitores de Bolsonaro, 66% apoiam a iniciativa de Trump, enquanto apenas 28% a consideram errada. No eleitorado de Luiz Inácio Lula da Silva, 82% desaprovam a ação do presidente norte-americano. A pesquisa também abordou a percepção sobre a suposta perseguição a Bolsonaro, com 50% dos entrevistados acreditando que ele não está sendo injustiçado.
Contexto do Julgamento
Bolsonaro enfrenta ações penais no STF por sua suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Ele está inelegível até 2030, após condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral por ataques ao sistema eleitoral. A Procuradoria-Geral da República já apresentou alegações finais contra ele, e o julgamento está previsto para setembro.
A pesquisa também indicou que 92% dos eleitores de Bolsonaro acreditam que as tarifas impostas por Trump sobre produtos brasileiros vão prejudicar a economia do país. Entre os eleitores de Lula, esse número é de 87%. A nova tarifa de 50% afeta quase 700 produtos brasileiros e foi interpretada como uma forma de pressão política.
Repercussões e Divisão de Opiniões
A pesquisa reflete um cenário polarizado, onde a opinião pública está dividida sobre o papel de Trump e a situação de Bolsonaro. 66% dos entrevistados acreditam que as tarifas vão prejudicar muito a economia, enquanto 23% acham que o impacto será pequeno. Apenas 7% acreditam que não haverá prejuízo.
Além disso, 39% dos entrevistados consideram que as ações de Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, influenciaram a decisão de Trump sobre as tarifas. A pesquisa evidencia a complexidade das percepções políticas no Brasil, especialmente em um momento de tensões nas relações entre Brasil e Estados Unidos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.