Pescado é promovido como aliado à saúde pública em novas publicações
Materiais educativos destacam os benefícios do consumo de pescado e incentivam hábitos saudáveis desde a infância

Materiais estão sendo distribuídos em eventos científicos e atividades com crianças (Foto: Freepik)
Ouvir a notícia:
Pescado é promovido como aliado à saúde pública em novas publicações
Ouvir a notícia
Pescado é promovido como aliado à saúde pública em novas publicações - Pescado é promovido como aliado à saúde pública em novas publicações
Agência FAPESP – O Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde lançou três novos materiais educativos para promover o consumo de pescado, com foco em suas vantagens para a saúde em diferentes fases da vida. O projeto, apoiado pela FAPESP e sediado no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), inclui um livro, uma cartilha-resumo e um gibi ilustrado.
O livro, intitulado Pescado para promoção da saúde nos diferentes ciclos e estilos de vida, está disponível gratuitamente em formato digital. Ele aborda os efeitos do consumo de pescado em várias etapas da vida, como gestação, infância e envelhecimento. A obra oferece informações técnicas e científicas, discutindo temas como saúde cardiovascular, desenvolvimento neurocognitivo e segurança alimentar.
Para facilitar o acesso às informações, foi criada uma cartilha-resumo, que apresenta de forma concisa os benefícios do pescado e recomendações de consumo. Jéssica Levy, pesquisadora do IO-USP, destaca que o objetivo é apoiar decisões informadas e estimular uma relação saudável com o pescado.
Iniciativas para Crianças
Uma das inovações do projeto é o gibi ilustrado Turma do Peixoto, voltado para a educação alimentar infantil. Com personagens carismáticos e ilustrações coloridas, o gibi ensina as crianças sobre os benefícios do pescado, como aumento de energia e concentração. A narrativa culmina em uma confraternização com receitas à base de peixes.
Cristiane Neiva, coordenadora de comunicação do Núcleo, ressalta que o gibi visa inspirar as crianças a se tornarem agentes de transformação em suas casas e comunidades. Os materiais já estão sendo distribuídos em oficinas, eventos científicos e atividades com crianças, ampliando o alcance das informações sobre a importância do consumo de pescado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.