CotidianoSaúde

13 de ago 2025

Projeto global visa identificar moduladores para todas as proteínas humanas até 2035

Projeto internacional busca desenvolver sondas químicas para todas as proteínas humanas, promovendo avanços na descoberta de medicamentos até 2035

Iniciativa já desenvolveu sondas para mais de 200 proteínas, resultando em cerca de 13 mil citações em artigos científicos e descobertas que estão sendo testadas em 85 ensaios clínicos (Foto: CQMED/divulgação)

Iniciativa já desenvolveu sondas para mais de 200 proteínas, resultando em cerca de 13 mil citações em artigos científicos e descobertas que estão sendo testadas em 85 ensaios clínicos (Foto: CQMED/divulgação)

Ouvir a notícia

Projeto global visa identificar moduladores para todas as proteínas humanas até 2035 - Projeto global visa identificar moduladores para todas as proteínas humanas até 2035

0:000:00

Daniel Rangel | Agência FAPESP – Um novo projeto internacional, denominado Target 2035, busca desenvolver uma sonda química para cada uma das mais de 20 mil proteínas humanas até 2035. A iniciativa, que envolve instituições acadêmicas e industriais, visa criar um vasto banco de dados, chamado AIRCHECK, que será acessível ao público e permitirá o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para a descoberta de novos medicamentos.

O Target 2035 foi delineado em um artigo publicado na revista Nature Reviews Chemistry e é liderado pelo Structural Genomics Consortium (SGC), uma organização sem fins lucrativos que promove a ciência aberta. O projeto conta com a colaboração do Centro de Química Medicinal (CQMED) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que é apoiado pela FAPESP e pela Embrapii.

As sondas químicas são moléculas que se ligam a proteínas específicas, alterando suas funções. A criação de sondas para todas as proteínas humanas pode acelerar a identificação de novos alvos terapêuticos. O processo começa com a identificação de um "hit", uma molécula que interage com a proteína-alvo, que é então otimizada para aumentar sua seletividade e potência.

Avanços e Desafios

Embora o projeto tenha metas ambiciosas, já apresenta resultados significativos. Um programa anterior do SGC desenvolveu sondas para mais de 200 proteínas, resultando em cerca de 13 mil citações em publicações científicas e 85 ensaios clínicos em andamento. Além disso, o SGC promove desafios que incentivam o uso de inteligência artificial na identificação de ligantes, como o CACHE Challenges, que já está em sua sexta edição.

Um dos principais obstáculos enfrentados é a falta de dados de alta qualidade disponíveis publicamente. O Target 2035 pretende resolver essa questão ao gerar conjuntos de dados experimentais sistemáticos sobre a interação entre proteínas e pequenas moléculas. Para isso, utilizará abordagens como bibliotecas químicas codificadas por DNA e espectrometria de massa.

Mário Bengtson, professor da Unicamp e coautor do artigo, destaca que a abertura dos dados para a comunidade científica pode acelerar o desenvolvimento de novos algoritmos computacionais, resultando em avanços significativos na descoberta de medicamentos. Lucas Souza, também coautor, ressalta que o compartilhamento de conhecimento beneficia tanto pesquisadores quanto financiadores, promovendo a troca de informações entre academia e indústria.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela