A Prefeitura de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, busca receber quase 6,3 mil cobranças da taxa ambiental (TPA) aplicadas a motoristas que passaram pelo arquipélago após 31 de março. Multas de R$ 100 passam a valer 30 dias após a passagem.
Segundo a administração, até a última sexta-feira (8) havia 6.295 veículos inadimplentes, com possibilidade de infração administrativa. Desde o início da cobrança, 164.319 veículos passaram pelos pórticos de entrada e saída.
Situação atual da cobrança
As multas começaram a valer no dia 1º de maio, após um mês de funcionamento do sistema. O valor original da taxa segue sendo devido, além da multa de R$ 100 após o 31º dia.
O sistema de cobrança é “free flow”, sem cabines físicas, com leitura de placas ou de tags automáticas. Pagamentos podem ser feitos por Pix, boleto, aplicativo ou pelo site do EcoIlhabela.
Detalhes operacionais e isenções
Veículos registrados em Ilhabela e em São Sebastião têm isenção automática, sem cadastro prévio. A taxa deveria ter entrado em vigor em 18 de dezembro, para a temporada de fim de ano, mas ficou suspensa após parecer do TCE.
A prefeitura abriu nova licitação, vencida pela Telmesh Tecnologia e Sistemas Ltda., de Blumenau (SC). A empresa recebe 9% do valor arrecadado pela gestão da TPA, destinada a ações de preservação ambiental, infraestrutura e manutenção pública.
Como pagar e dúvidas
As informações de pagamento podem ser consultadas no site do sistema. O pagamento também pode ser feito por pix ou boleto, com emissão disponível no portal oficial. Dúvidas podem ser esclarecidas na Central de Operações da TPA em Ilhabela.
Entre na conversa da comunidade