Economia

Haddad busca atrair investidores franceses e discute transição ecológica em Paris

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, busca parcerias em Paris para a transição ecológica e atrair investimentos, em meio a mudanças geopolíticas.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ouvir a notícia

Haddad busca atrair investidores franceses e discute transição ecológica em Paris - Haddad busca atrair investidores franceses e discute transição ecológica em Paris

0:000:00

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deu início a uma série de reuniões em Paris nesta segunda-feira, dia 31, com o objetivo de discutir a transição ecológica, a reforma do G20 e a atração de investimentos estrangeiros para o Brasil. A visita ocorre em um contexto de reconfiguração geopolítica, especialmente com a nova postura dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, que se distancia de aliados europeus em questões como a guerra na Ucrânia e acordos climáticos multilaterais. Esse cenário oferece ao Brasil uma oportunidade de reposicionamento diplomático e de estreitamento das relações econômicas e ambientais com a Europa.

Durante a viagem, Haddad abordará temas como as reformas econômicas no Brasil e na França, a cooperação multilateral, a reforma da arquitetura financeira internacional, a sustentabilidade fiscal e as sinergias entre os setores produtivos dos dois países. Logo no início, ele se reuniu com Laurent Fabius, ex-primeiro-ministro francês e presidente da COP-21, que resultou no Acordo de Paris. A visita é ainda mais significativa, pois o Brasil sediará a COP-30 em Belém (PA), em novembro, marcando uma década do Acordo de Paris, com apoio do presidente francês Emmanuel Macron.

Na agenda ambiental, destacam-se o Financiamento das Florestas Tropicais e a integração do Brasil ao mercado global de créditos de carbono. Nesta segunda-feira, Haddad participará de uma conferência na Sciences Po, mediada pelo filósofo ambiental Pierre Charbonnier e pela economista Laurence Tubiana, que foi a principal negociadora do Acordo de Paris. Na terça-feira, dia 1º, ele terá uma reunião bilateral com o ministro da Fazenda francês, Éric Lombard, e participará da abertura dos Diálogos Econômicos Brasil-França, onde apresentará as oportunidades geradas pela Reforma Tributária.

Haddad também buscará entender as percepções dos investidores franceses sobre o ambiente de negócios no Brasil. Embora não esteja oficialmente na pauta, o tema do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia deve ser abordado nas conversas. O ministro retornará ao Brasil na madrugada de quarta-feira, dia 3, após concluir seus compromissos em Paris.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela