05 de mar 2025
Profissionais de finanças e contabilidade se tornam alvo de disputas no mercado em 2025
O mercado de trabalho para Finanças e Contabilidade está aquecido, com desemprego de 6,2%. Profissionais qualificados têm taxa de desemprego de apenas 3%, indicando alta demanda. Robert Half prevê intensa disputa por talentos em Contabilidade e FP&A em 2025. Habilidades técnicas e soft skills são essenciais para retenção de profissionais. Empresas devem focar em valorização e desenvolvimento de carreira para manter talentos.
Fila para feira de empregos em Uniondale, Nova York (Foto: Shannon Stapleton/Reuters)
Ouvir a notícia:
Profissionais de finanças e contabilidade se tornam alvo de disputas no mercado em 2025
Ouvir a notícia
Profissionais de finanças e contabilidade se tornam alvo de disputas no mercado em 2025 - Profissionais de finanças e contabilidade se tornam alvo de disputas no mercado em 2025
Em um ambiente de mercado de trabalho aquecido, profissionais de Finanças e Contabilidade que combinam habilidades técnicas, como análise financeira e de dados, com soft skills, como inteligência emocional e resolução de problemas, estarão em alta demanda no primeiro semestre de 2025. A consultoria Robert Half revelou que as áreas com maior necessidade de contratação incluem Contabilidade, Planejamento e Análise Financeira (FP&A), Controladoria, Folha de Pagamento/Payroll e Liderança.
Os dados da PNAD, divulgados pelo IBGE, mostram uma taxa de desemprego de 6,2% na população geral, enquanto para profissionais qualificados, com formação superior, esse índice é de apenas 3%. Segundo Leonardo Berto, gerente da Robert Half, essa taxa reflete um mercado competitivo, onde a demanda por profissionais qualificados é alta, apesar da aparente saturação.
Com a crescente busca por mão de obra qualificada, as empresas devem focar na retenção de talentos. Berto destaca que, com a oferta de profissionais especializados em baixa, as empresas precisarão atrair aqueles que já estão empregados, enfatizando a importância de políticas de valorização e desenvolvimento de carreira.
As habilidades técnicas mais procuradas em Finanças e Contabilidade incluem competências específicas, enquanto as soft skills mais valorizadas envolvem características comportamentais que são essenciais para o sucesso na área. A Robert Half também identificou habilidades comportamentais raras que podem diferenciar candidatos no mercado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.