10 de abr 2025
Aumento de contas que fazem apenas pagamentos mínimos de cartões de crédito nos EUA atinge recorde de 12 anos
Aumento nos pagamentos mínimos de cartões de crédito nos EUA revela estresse financeiro crescente entre consumidores. Saldos rotativos também sobem.
Dados indicam que americanos já enfrentavam dificuldades antes mesmo da posse de Donald Trump (Foto: AP Photo/Elise Amendola)
Ouvir a notícia:
Aumento de contas que fazem apenas pagamentos mínimos de cartões de crédito nos EUA atinge recorde de 12 anos
Ouvir a notícia
Aumento de contas que fazem apenas pagamentos mínimos de cartões de crédito nos EUA atinge recorde de 12 anos - Aumento de contas que fazem apenas pagamentos mínimos de cartões de crédito nos EUA atinge recorde de 12 anos
No quarto trimestre, a parcela de cartões de crédito ativos nos Estados Unidos que realizaram apenas pagamentos mínimos subiu para 11,1%, o maior índice em doze anos, conforme dados do Federal Reserve Bank da Filadélfia. Esse aumento é um sinal de crescente estresse financeiro entre os consumidores, já que no terceiro trimestre essa taxa era de 10,9%. Além disso, a proporção de contas com 90 dias de atraso também atingiu um recorde.
Os autores do relatório destacam que essas tendências, junto com o aumento nos saldos de cartões rotativos, indicam um cenário de dificuldades financeiras para os americanos. Os saldos totais de cartões de crédito cresceram 4% no último ano, embora essa taxa represente uma desaceleração em relação aos crescimentos de dois dígitos observados em 2022 e 2023.
Os dados sugerem que os consumidores já enfrentavam desafios financeiros antes da posse do presidente Donald Trump. O sentimento do consumidor se deteriorou em 2025, em meio a incertezas econômicas e à guerra comercial com a China. Essas condições têm contribuído para um ambiente econômico mais tenso.
Essas informações refletem um panorama preocupante sobre a saúde financeira dos consumidores nos Estados Unidos, evidenciando a necessidade de atenção às mudanças nas tendências de crédito e ao comportamento de pagamento. O aumento nos pagamentos mínimos e nos atrasos pode ter implicações significativas para a economia e para as instituições financeiras.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.