22 de mai 2025
Como declarar ganhos e perdas em fundos de investimento em criptoativos no Imposto de Renda
Como declarar ganhos e perdas em fundos de criptoativos no Imposto de Renda 2025? Entenda a importância do Informe de Rendimentos.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Como declarar ganhos e perdas em fundos de investimento em criptoativos no Imposto de Renda
Ouvir a notícia
Como declarar ganhos e perdas em fundos de investimento em criptoativos no Imposto de Renda - Como declarar ganhos e perdas em fundos de investimento em criptoativos no Imposto de Renda
Os contribuintes que investem em criptoativos devem estar atentos às regras para a declaração do Imposto de Renda 2025. Uma dúvida recorrente envolve a forma de declarar ganhos e perdas em fundos de investimento desse tipo.
Especialistas em contabilidade destacam que é essencial utilizar o Informe de Rendimentos Financeiros, que contém informações sobre o valor do investimento e os rendimentos obtidos. Na ficha de "Bens e Direitos", o contribuinte deve declarar o custo de aquisição do fundo, sem considerar os ganhos ou perdas.
Em caso de ganhos, o Imposto de Renda é retido pela fonte pagadora, com tributação exclusiva e definitiva, não necessitando de ajustes na declaração. Por outro lado, se o investidor enfrentar uma perda no ano seguinte, a administradora do fundo pode compensar esse prejuízo internamente, caso haja outros fundos da mesma classe de tributação sob sua gestão.
Priscilla Rama, sócia-diretora da KPMG, esclarece que, ao sacar um valor inferior ao capital investido, o contribuinte deve relatar a situação na declaração. Por exemplo, se um investidor sacar R$ 800,00 após uma perda de R$ 200,00, essa informação deve ser devidamente registrada.
Os contribuintes devem se preparar para a declaração, garantindo que todas as informações estejam corretas e completas, evitando problemas futuros com a Receita Federal.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.