19 de fev 2025
Inflação do Reino Unido atinge 3,0% em janeiro e desafia Banco da Inglaterra
A inflação no Reino Unido subiu para 3,0% em janeiro, superando expectativas. O aumento foi impulsionado por tarifas aéreas, combustíveis e mensalidades escolares. O Banco da Inglaterra previa inflação de 2,8%, após 2,5% em dezembro. A pressão inflacionária desafia a confiança do Banco da Inglaterra em controlar preços. Analistas alertam que crescimento salarial e impostos complicam a situação inflacionária.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Inflação do Reino Unido atinge 3,0% em janeiro e desafia Banco da Inglaterra
Ouvir a notícia
Inflação do Reino Unido atinge 3,0% em janeiro e desafia Banco da Inglaterra - Inflação do Reino Unido atinge 3,0% em janeiro e desafia Banco da Inglaterra
A inflação no Reino Unido subiu para 3,0% em janeiro, superando as expectativas do Banco da Inglaterra e de economistas, que previam um aumento para 2,8%. Este é o maior índice registrado em dez meses e levanta preocupações sobre a confiança do banco central em relação à diminuição das pressões inflacionárias a longo prazo. O Escritório para Estatísticas Nacionais atribuiu essa alta a uma queda menos acentuada nas tarifas aéreas e ao aumento nos preços dos combustíveis automotivos.
Além disso, os preços dos alimentos também apresentaram elevações, e as mensalidades de escolas particulares aumentaram após a decisão do governo do primeiro-ministro Keir Starmer de aplicar imposto sobre valor agregado. Os preços dos serviços, que são cruciais para o debate sobre a taxa de juros, subiram de 4,4% para 5,0%, embora abaixo da expectativa de 5,2%.
Zara Nokes, analista do J.P. Morgan Asset Management, destacou que a inflação acima do esperado, junto com os números robustos de crescimento salarial, representa um desafio significativo para o Banco da Inglaterra. Nokes comentou que, com o aumento dos impostos sobre empregadores e a elevação do salário mínimo, a dinâmica da inflação não deve melhorar no curto prazo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.